terça-feira, 10 de setembro de 2019

Pesquisadores descobrem peixe que dá o maior choque elétrico já registrado entre animais

RIO — Um grupo de mais de 20 pesquisadores de cinco nacionalidades diferentes descobriu uma nova espécie de peixe que tem a maior descarga elétrica de um animal.

O Electrophorus voltai , uma espécie de poraquê — enguia que pode chegar a dois metros e meio de comprimento —, é capaz de dar choques de 860 volts.

A pesquisa também mostra que, ao contrário do que se acreditava até agora, há três espécies de poraquê, e não apenas uma.

O estudo faz parte de um projeto maior, que está em andamento, com o objetivo de descrever a maioria dos peixes elétricos sul-americanos e construir uma árvore da vida para eles.

— Do ponto de vista da biodiversidade é muito interessante, quase surreal, nós encontrarmos uma espécie que é de um grupo conhecido por mais de 250 anos — conta o brasileiro David de Santana, que é um dos pesquisadores. — Se uma espécie dessa pode ser encontrada, imagina o que pode ser descoberto na Floresta Amazônica?
Resultado de imagem para PEIXE ELETRICO
O projeto, que começou em 2014 e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de outras instituições, analisou 107 animais nas regiões amazônicas do Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Os pesquisadores, a princípio, tentaram examinar apenas a anatomia dos peixes. Como viram que com isso não seria possível realizar o trabalho, resolveram analisar o DNA e os tecidos.

A partir daí, viram que o poraquê tinha, na verdade, três espécies diferentes. Os resultados foram publicados na revista “Nature Communications”.

— As três (espécies) têm descarga elétrica. O poraquê pertence a uma ordem dos peixes elétricos sulamericanos, que, além deles, têm mais de 250 espécies. Entre elas, só os poraquês podem produzir essa descarga forte — explica Santana.

FONTE:O GLOBO


Nenhum comentário:

Postar um comentário