terça-feira, 31 de março de 2020

Comércios são invadidos durante quarentena no Ceará

Durante o decreto de proibição da atividade comercial no Ceará, em decorrência no novo coronavírus, estabelecimentos comerciais de Fortaleza e da Região Metropolitana sofreram arrombamentos na madrugada da última segunda-feira (31).

Por meio de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram registradas as prisões de dois suspeitos de arrombamentos a estabelecimentos comerciais em Fortaleza. Já em Caucaia, um loja foi invadida. A Polícia Civil investiga os casos.

Conforme a Secretaria da Segurança, em Fortaleza, os delitos foram realizados por diferentes suspeitos e aconteceram na madrugada dessa segunda-feira (30), nos bairros Centro e Carlito Pamplona. O vídeo da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) mostra os flagrantes das invasões e as prisões.

Homem é preso em Fortaleza após arrombar comércio fechado durante quarentena — Foto: Reprodução

As imagens mostram o primeiro suspeito agachado em frente a uma lanchonete, no Bairro Centro. Em seguida, ele se levanta e se dirige até o outro lado da rua, carregando sacolas plásticas nas duas mãos. Logo após o furto, uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chega ao local e realiza a prisão.

Conforme a Secretaria da Segurança, Francisco Lucas Barbosa dos Santos, de 22 anos, levava com ele diversos produtos alimentícios, um microfone e uma máquina de cartão.

Outro vídeo mostra a tentativa de furto que aconteceu no Bairro Carlito Pamplona. O videomonitoramento flagra o suspeito.

Após ser abordado pelos policiais, Paulo Henrique Andrade de Sousa, 36, já aparece usando uma outra blusa e um chapéu diferente. Ele retira de dentro de uma mochila, de acordo com a SSPDS, um conjunto de roupas utilizado na ação e, ainda, barras de ferro e ferramentas.

Segundo a Secretaria da Segurança, Francisco Lucas, com passagens pela Polícia por estelionato e associação criminosa; e Paulo Henrique, com antecedentes criminais por porte de arma branca e violação de domicílio, foram encaminhados ao 34º Distrito Policial (Centro), no qual foram autuados por furto qualificado e tentativa de furto qualificado, respectivamente.

Arrombamento em Caucaia


Loja de colchões é invadida e furtada na Grande Fortaleza; veja vídeo

Já em Caucaia, o arrombamento aconteceu a uma loja de colchões e acessórios de cama situada no bairro Centro do município. Em um vídeo é possível ver o estabelecimento comercial parcialmente destruído pela ação dos suspeitos.

Na gravação, o cinegrafista amador relata o caso. "Olha a loja aqui, pessoal, no Centro de Caucaia, arrombada. Nessa quarentena aí, eles estão aproveitando, viu? Pessoas do Centro de Caucaia, vamos ficar ligados, viu? Eles entraram pelo forro."

De acordo com o proprietário do estabelecimento, os suspeitos entraram no imóvel ao escalarem o telhado e danificarem o forro. Eles, contudo, apesar de tentarem furtar aparelhos eletrônicos do lugar, na fuga, ao quebrarem o forro, não conseguiram levar os produtos. O dono do comércio informou que o controle do aparelho de ar-condicionado e um mouse de um dos computadores foi subtraído.

Conforme a Secretaria da Segurança, a Polícia Civil, apesar de não haver Boletim de Ocorrência (B.O.), está apurando o suposto furto e orientou que as vítimas noticiem o crime por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), “que incluiu a tipificação criminal (furto qualificado) em seu site, como medida de contenção à proliferação do novo coronavírus”, ao não haver a necessidade de deslocamento para uma unidade policial.

Os crimes aconteceram no 11º dia de quarentena no Ceará. No último sábado (28), o decreto de combate à proliferação da Covid-19 foi prorrogado por mais uma semana. Previsto para ser encerrado amanhã (1), a estimativa, agora, é de que apenas no dia 6 de abril as portas dos estabelecimentos comerciais voltem a ser abertas.

FONTE:G1/CE

PARCERIAS DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário