sábado, 18 de outubro de 2014

Família Aguiar sai forte das eleições de 2014 e PROS poderá ficar no comando da oposição de Ipu





As eleições para deputados no Ceará mostraram uma renovação política de 52% na Assembleia Legislativa e de 45,5% na Câmara Federal. O resultado, porém, aponta o vigor político de alguns grupos nas disputas proporcionais, embora a decisão para Governador ainda aguarde o dia 26 de outubro.

Entre os grupos que mantiveram força destaca-se os Aguiar, cujo líder maior, o ex vice-governador do Ceará, Domingos Filho, que assumiu recentemente o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM, mantendo-se longe das campanhas políticas.

Sua ausência, entretanto, não reduziu seu cacife eleitoral, tampouco o excessivo número de candidatos proporcionais em sua região, o que ocasionou uma pulverização dos votos.

Seu filho, Domingos Neto, foi reeleito deputado federal com a quarta maior votação no Ceará – 185 mil votos, e ainda o mais votado do PROS em todo o Brasil. Ainda do clã Aguiar, foi eleito para a Assembleia Legislativa o advogado Odilon Aguiar, primo do conselheiro. O novo deputado estadual recebeu mais de 57 mil votos, mesmo disputando o pleito com muitos outros nomes da região dos Inhamuns.

Vale lembrar que, além do filho e do primo de Domingos Filho, sua esposa também está na política. Patrícia Aguiar é prefeita pela terceira vez do município de Tauá, e, o seu irmão, advogado Marco Aurélio, no sétimo mandato de vereador.

Nos bastidores da política e também nos meios de comunicação foi muito comentado a força da família Aguiar no pleito eleitoral de 2014, onde elegeu seus representantes com expressiva votações.

Francisco de Paula Rocha Aguiar (Fortaleza, 4 de abril de 1947) é um político brasileiro. Aposentou-se como governador do Ceará após ter exercido o cargo por quarenta e nove dias.
Carreira política

Foi deputado estadual em 1987 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em 1991, 1995 e 1999 pelo Partido da Social Democracia Brasileira. Assumiu o governo do estado do Ceará no período de 9 de outubro a 1 de janeiro de 1995, quando presidente da Assembleia Legislativa durante o governo de Ciro Gomes. Recebe uma das maiores aposentadorias do país, acima do teto salarial, aproximadamente R$47 mil.
Precedido por
19941995 Sucedido por

Sérgio Aguiar

Perfil

Nascido em 31 de janeiro de 1971, na cidade de Fortaleza filho de Francisco de Paula Rocha Aguiar e de Alba Maria de Araújo Lima Aguiar.

Estudou no Colégio Santo Tomás de Aquino entre 1978 e 1985, posteriormente cursou o segundo grau no Colégio Marista Cearense entre 1986 e 1988, conseguiu em sua primeira tentativa no vestibular ser aprovado em sexto lugar no curso de Economia na UNIFOR bem como em oitavo lugar no curso de Administração de Empresas da UECE, cursos que concluiu no ano de 1996. Mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa pela Universidade Internacional de Lisboa no ano de 2002.

Dirigiu o Hospital Deputado Murilo Aguiar em Camocim no início da década de noventa onde iniciou sua vida como homem público.

Foi oficial de gabinete da liderança do Governo na Assembléia Legislativa bem como Assessor Especial da Presidência daquela casa. Em 1992 com 20 anos disputa sua primeira eleição, postulando uma cadeira à Câmara Municipal de Vereadores de Camocim, conseguindo obter a maior votação, fato que o levou a conquistar a confiança dos demais vereadores e ser eleito Presidente da Câmara Municipal realizando a reestruturação organizacional do poder legislativo camocinense além de instituir o processo Legislativo com comissões técnicas, debates e fases de expedientes durante as sessões.

Em 1996 disputa eleição para Prefeito Municipal de Camocim conseguindo após acirrada eleição obter maioria histórica nas últimas duas décadas. Realizou durante seu mandato, várias ações em prol da comunidade camocinense, notadamente na área social com atenção especial à educação e saúde.

Em 2000, é reeleito Prefeito de Camocim com consagradora votação e desenvolve trabalho com ênfase na geração de novas oportunidades, no turismo, no esporte e na industrialização. Após concluir o seu mandato, em 2005 é convidado pelo Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes para chefiar a Assessoria Parlamentar do Gabinete do Ministro, cargo que ocupou até o fim do prazo para desincompatibilização em março de 2006 para disputar o mandato de Deputado Estadual.

Disputou as Eleições de 2006 e foi eleito Deputado Estadual para o mandato de 2007 a 2010, com 47607 votos pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). No primeiro mandato, Sérgio Aguiar desempenhou as funções de vice-líder do Bloco PSB – PMDB – PT e ocupou a Presidência da Comissão de Indústria Comércio, Turismo e Serviços, desenvolvendo grande trabalho que mobilizou as entidades e profissionais dos setores que compõem grande parte do PIB cearense. Foi ainda o Procurador Parlamentar da ALCE, além de ter sido conselheiro do FDID e do Conselho de Turismo do Ceará. É integrante desde sua instalação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da ALCE.

Sérgio foi reeleito em 2010 com 67.357 votos para Assembleia Legislativa do Ceará, sendo o oitavo deputado estadual mais votado do Ceará.

Sérgio Aguiar é casado com Mônica e pai de 4 filhas.

Nesta última sexta-feira (17-10-2014) o deputado estadual Sérgio Aguiar deu uma entrevista ao Programa Fatos em Debates da Rádio Regional Ipu, tão bem apresentado pelo âncora do programa, radialista Hélio Lopes, na ocasião o deputado falou sobre sua votação a nível de estado e no Ipu, projetos conquistados junto ao governo estadual para o município.
 O deputado foi reeleito no estado com uma votação expressiva de 85.060 votos e no município de Ipu, com 5.302, sendo o segundo mais bem votado, ficando portanto atrás da deputada eleita Augusta Brito, com 5.771, uma diferença entre os dois, de 469 votos. É de entendimento com o governo do estado, que o deputado mais vem votado no município terá o direito da indicação dos cargos a nível de governo, no Ipu, a deputada mais bem votada foi a deputada Augusta Brito (PCdoB) ligada ao grupo do prefeito Sérgio Rufino, portanto acredita-se que se o candidato a governo Camilo Santana venha a ser o novo governador do estado, o acordo feito com o prefeito Sérgio Rufino de ter a autonomia das indicações e o comando da sigla do PROS no Ipu seja cumprido.
OPINIÃO DO SDNOTÍCIAS: mesmo que o deputado Sergio Aguiar tenha ficado em segundo  lugar  em Ipu, não significa que o deputado não tenha respaldo com o governo, acho que o PROS de Ipu ficará no comando do grupo de oposição, que tem como força maior Toinha Carlos e seu filho Diego Carlos e o ex prefeito Sávio Pontes e os vereadores de oposição,já que o presidente é o tio do deputado Sérgio Aguiar Nadson Rocha do partido PROS em Ipu .Isso mostra a força política da tradicional família Aguiar.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário