A Igreja Matriz de São Jorge, na Rua Clarimundo de Melo, em Quintino, na Zona Norte, iniciou na madrugada desta quinta-feira (23) as celebrações do dia do santo guerreiro. Os organizadores estimam que 500 mil pessoas vão participar das comemorações, como noticiou o RJTV.
Segundo o padre Dirceu Rigo, a igreja está em festa desde domingo (19), com os fiéis antecipando as homenagens ao santo. Desde quarta-feira (22), o movimento já era grande. De meia em meia hora, o padre abençoava objetos trazidos pelos fiéis.A programação desta quinta começou às 3h30 com a apresentação da peça “São Jorge, o general mártir”, com o grupo de teatro "Filhos de Jorge". São 35 jovens da paróquia que contam a vida do santo guerreiro. Às 5h, teve a alvorada com 21 tiros para saudar o soldado São Jorge, o toque do clarinete da alvorada, o badalar do sino e a queima de fogos de artifício.Logo em seguida começou a primeira missa. A partir das 7h, as missas serão de hora e hora. A missa das 10h foi celebrada pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. "Desejo que todas as pessoas que estão participando dessas celebrações hoje tenham São Jorge como exemplo e tenha também confiança em tempos melhores. Tem alguns lugares que têm predileção por determinados santos. São Jorge é o santo guerreiro, que vence os dragões e o carioca também é assim, por isso acho que se sente amparado por ele", afirmou Dom Orani. O arcebispo também celebrará a missa das 15h em Santa Cruz e à noite no Centro do Rio.

A procissão pelas ruas do bairro de Quintino começa às 16h, e dura cerca de duas horas. Às 18h tem a última missa e nova apresentação do grupo teatral.
Fonte:G1/RELIGIÃO


Nenhum comentário:
Postar um comentário