No Ceará, as Lapinhas Vivas são grupos artísticos que representam cenicamente o nascimento de Jesus Cristo. Utiliza-se de figurinos da época, de música específica para compor um presépio com figuras humanas, onde seu texto dramático circula com o tema da anunciação, caminhos de Maria e José, outras cenas relativas ao nascimento espelhadas na bíblia e o momento do nascimento do menino Jesus.
Com direção artística da Ipuense Dara Lívia Campos, a encenação trouxe uma recontagem da história, passando-se em um contexto rural. Uma doce avó senta e repassa aos seus netos, com riqueza de detalhes, como se dera a anunciação e vinda de Jesus há mais dois mil anos atrás, emocionando o público presente e levando jovens e adultos à reflexão da importância da fraternidade e do amor, envolvendo-os no puro e verdadeiro clima natalino, com música ao vivo e mensagens que permitiram contemplar a beleza do momento.
Os jovens são os maiores responsáveis pela preservação cultural, difundindo e compartilhando saberes do Patrimônio Cultural e material de modo a eternizar e transmitir de geração a geração.
Na cidade de Ipu, o Grupo Cultural São João, em especial, está a 13 anos na promoção e preservação das tradições culturais nordestinas, valorizando as experiências individuais e coletivas que representam nossa história.
Fonte:IpuNotícias





Nenhum comentário:
Postar um comentário