terça-feira, 28 de março de 2017

Açude que abastece o município de Ipu sai do estado de nível crítico, segundo Cogerh

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o reservatório Paulo Sarasate saiu do estado de emergência após as chuvas de Março.O açude Paulo Sarasate ”Açude Araras ”, que abastece várias cidades da região Noroeste do Ceará, como Varjota, Pires Ferreira, Ipu, Hidrolândia e Sertões do Ceará, como Nova Russas e Crateús, saiu do seu estado crítico, conforme detalha a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Neste mês de Março, um dos principais afluentes do reservatório, o Rio Acaraú registrou enchente e com isso influência bastante no aporte de água, que já passou de 5 metros cúbicos. O aporte é inclusive o dobro registrado durante todo o inverno de 2016.

Segundo dados da Cogerh, neste domingo (26) de Março, o nível registrado no açude já ultrapassa os 11%, chegando á 11,21%. 

História do Reservatório

Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. A bacia hidrográfica do rio Acaraú, à qual pertence o Açude Araras, cobre uma área de 3.520 km².

As obras de construção foram concluídas em 1958 pelo DNOCS. Tem como finalidades a perenização e controle das cheias do rio Acaraú, a irrigação de 14.000 ha nas várzeas do mesmo rio, a piscicultura e o aproveitamento de culturas na área de montante. Sangrou pela última vez na estação chuvosa de 2011.

FONTE:Ipu Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário