quarta-feira, 10 de abril de 2019

Número de municípios que receberam chuvas nas últimas 24 horas é o menor de abril no Ceará

O Ceará teve o dia com o menor número de municípios a receber chuvas no período de 24 horas entre os dias de abril, segundo dados registrados até a manhã desta quarta-feira (10. No período, houve chuvas moderadas em pelo menos 45 municípios. Os maiores volumes ocorreram em Porteiras (85 milímetros), Jardim (63), Crato (51) e Brejo Santo (50), conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A previsão do tempo atualizada na tarde desta terça-feira (9) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para os próximos dias indica cenário mais favorável às precipitações.

Para esta quarta-feira (10), a tendência é de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité, no Vale do Jaguaribe e na Ibiapaba. No Cariri e no Sertão Central e Inhamuns, são esperadas chuvas isoladas.

Nas macrorregiões indicadas com eventos de chuva, as precipitação deverão chegar a mais de 50% do território. Já aquelas indicadas com chuvas isoladas, terão precipitações de 20% a 50% da área sob previsão.

De acordo com os meteorologistas da Funceme, a faixa litorânea do Ceará apresenta, neste momento, condições favoráveis para chuvas já na madrugada de quinta, com tendência a se estenderem ao longo da manhã, porém, sem acumulados tão expressivos.

Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros
85856565515151515151505045454545PorteirasJardimJatiCratoMissão VelhaBrejo SantoCedroParaipaba020406080100

Brejo Santo
50

Fonte: Funceme


Precipitações em todas as macrorregiões


Já para quinta-feira (11), o cenário indicado pelos resultados de modelos numéricos aponta também aponta nebulosidade variável, mas com eventos de chuva em todas as macrorregiões do Ceará.

Apesar das condições apresentadas nesta quarta-feira, é necessário acompanhar as possíveis atualizações realizadas pela Funceme diariamente. As previsões são realizadas no início da manhã e no fim da tarde.

Açudes em situação crítica

Os açudes de pequeno e médio porte receberam um grande volume de água desde o início do ano. Atualmente, 80 dos reservatórios do estado têm 33% de sua capacidade ou menos.

O Castanhão está com volume de 4,64%. Apesar do aporte, o maior açude do estado segue em situação crítica. O Orós, segundo maior reservatório do estado, tem atualmente 7,12% da capacidade.

FONTE:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário