quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ceará recebe vacina contra hepatite

O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a incluir, a partir deste mês de julho, a vacina contra hepatite A no calendário vacinal infantil. A imunização será disponibilizada para todo o Brasil em um período de três meses. O Ceará está no primeiro grupo de estados a receber as doses da vacina, ao lado de outras 11 unidades da Federação.
De acordo com o Ministério da Saúde, desde 2006, a taxa de incidência de casos de hepatite A no Brasil vem apresentando uma tendência à queda, atingindo 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. Ainda assim, o Brasil é considerado uma área de risco para o aparecimento da doença.
O objetivo da implantação da vacina é prevenir e controlar a hepatite A, para imunizar gradativamente a população. A princípio, está preconizada apenas uma dose da vacina. A definição sobre a inclusão de uma nova dose para as crianças será feita após o monitoramento da situação epidemiológica da doença no País.
Distribuição
O Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina contra hepatite A. Até o momento, foram distribuídos 1,2 milhão de doses para todo o Brasil. O Ceará recebeu inicialmente 52.700 doses. A expectativa, no entanto, é que o Estado imunize 126.859 crianças nos próximos 12 meses. A vacina é segura e praticamente isenta de reações, podendo causar apenas vermelhidão e inchaço no local da aplicação do medicamento.
De 1999 a 2013, houve mais de 150 mil casos de hepatite A no Brasil. Destes, 55,8% aconteceram nas regiões Norte e Nordeste. Estima-se que de 2% a 7% dos casos apresentam a forma grave da doença, que pode levar ao óbito. Com a inclusão da vacina, espera-se que ocorra uma queda de 64% dos casos icterícios da doença e uma redução de 59% das mortes.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus VHA e que atinge o fígado. A maneira mais comum de transmissão da doença é mediante a ingestão de água e alimentos contaminados por fezes que contenham o vírus, de modo que a disseminação da doença está ligada às condições de saneamento básico e condições de higiene da população.
Os sintomas da hepatite A incluem cansaço, debilidade muscular, perda de apetite, diarreia e vômito, podendo evoluir para icterícia nos olhos e na pele e mudança na coloração das fezes e da urina. Como não existe um tratamento específico para a doença, a melhor forma de evitar é através da prevenção, com a vacina.
FIQUE POR DENTRO
Crianças são o principal alvo
A vacina contra hepatite A amplia o calendário vacinal infantil, sendo destinada para crianças entre 1 e 2 anos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, em 12 meses, 95% do público-alvo, cerca de 3 milhões de crianças.
Os menores de 13 anos são responsáveis por 68,7% dos casos do Brasil. Com a introdução da imunização, o Brasil passa a oferecer todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Informações
Ouvidoria da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, pelo telefone 0800.275.1520 ou pelo sitewww.saude.ce.gov.br

Ranniery Melo
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário