Moradores de Ubajara, a 329 quilômetros de Fortaleza, registraram fotos e vídeos de chuva de granizo na região na tarde da última quinta-feira (24). Segundo testemunhas, a chuva mais forte ocorreu por volta 17h00min no Centro do município.
“A gente escutou uma ‘zuada’ bem forte nas telhas e quando vimos era granizo. A família inteira se juntou pra ver”, contou Naira Barros de Menezes, 30 anos, recepcionista do Hospital Municipal da cidade.
Ela estava com a mãe organizando os detalhes da confraternização de Natal e correu para fazer fotos e vídeos. “A nossa cidade é seca, sofremos com a falta de água, então ver isso foi muito bom. Graças a Deus, que tá mandando água”, comemora.
Ainda de acordo com moradores, também choveu granizo nos Bairros Monte Castelo, Domício Pereira e Nossa Senhora de Lourdes. Chuvas com granizo ocorrem quando a nuvem se desenvolve em formato vertical, por conta da umidade, e sobe a uma altitude muito elevada na atmosfera. Como a temperatura cai bastante quanto mais alto for, o vapor de água que sobre da superfície acaba condensando, fica pesada e cai, perdendo tamanho na queda por conta do derretimento contínuo.
FUNCEME explica fenômeno
Em nota, a Fundação Cearense Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) informou que a atuação de um sistema meteorológico no Ceará conhecido como vórtice ciclônico de altos níveis trouxe chuvas de forte intensidade nesta quinta-feira (24) à região da Serra da Ibiapaba, onde fica o município de Ubajara.
A FUNCEME informou ainda que imagens de satélite registraram, às 17h15min, nuvens de grande desenvolvimento vertical na região de Ubajara, o que explica os registros de temporais e até chuva de granizo. A previsão da FUNCEME para o feriadão no Ceará é de nebulosidade variável com possibilidade de precipitações em todas as regiões cearenses.
Fonte: G1 Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário