sexta-feira, 10 de abril de 2020

Paróquia de Fortaleza cola fotos de fiéis em bancos para celebrações da Semana Santa

A Igreja Católica precisou reformular celebrações da Semana Santa por causa do isolamento social, medida para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (10), em que a religião reflete a crucificação e a morte de Jesus Cristo, a Paróquia Cristo Rei, no Bairro Aldeota, em Fortaleza, tem fotografias de fiéis coladas nos bancos da igreja para marcar a celebração.

“Por não podermos tê-los conosco presencialmente, resolvemos, por ideia dos próprios paroquianos, trazê-los a partir das fotos”, explica o pároco, padre José Laércio de Lima. “Outras paróquias já fizeram isso ao redor do mundo e, pouco a pouco, a igreja vai ficando cheia”.

Pelo menos 280 fotos, a maioria de famílias, foram dispostas em cerca de 50 bancos da nave. Segundo o padre, parte das fotos foi deixada durante a entrega de alimentos para a campanha solidária da Semana Santa; outros mandaram o arquivo digital e a equipe paroquial imprimiu.

O Ceará registra, nesta sexta-feira (10), 1.478 casos confirmados de coronavírus e 58 óbitos, segundo atualização do sistema IntegraSUS das 9 horas. Decreto publicado pelo Governo do Ceará no dia 19 de março determina que as igrejas permaneçam fechadas para evitar a propagação do vírus. O decreto já sofreu prorrogações e segue válido até o próximo dia 20.

Paróquia do Cristo Rei, no Bairro Aldeota. — Foto: José Leomar

Desde a última terça (7), a Paróquia entrega, diariamente, cerca de 200 marmitas a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social da comunidade. Água e material de higiene também são angariados com o apoio de empresários. Com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”, a Campanha da Fraternidade 2020 chama atenção para a situação dos mais necessitados.

“Independente da campanha solidária, qualquer pessoa pode participar. Tem pessoas de outros estados participando da missa digitalmente”, diz padre Laércio. Para o religioso, a experiência é simples, mas “muito bonita e participativa”, mesmo à distância, e diminui a sensação de ausência dos fiéis.

“Quando a gente vai celebrando, sentimos que não estamos sozinhos. De vez em quando, ainda passo olhando os rostos para lembrar e rezar por cada um”, declara o pároco. Na Paróquia Cristo Rei, as celebrações da Semana Santa são transmitidas pelas redes sociais da igreja.

Nesta sexta, às 15h, ocorre Adoração e Beijo da Cruz; às 16h, ocorre a procissão do Senhor Morto pelas ruas do bairro, quando dois padres e um cantor percorrerão as adjacências da igreja pedindo que as pessoas coloquem panos vermelhos nas portas. No sábado, a Vigília Pascal começa às 19h. No domingo, a Missa de Páscoa ocorre às 10h.

Fonte:G1/CE

PARCERIAS DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário