segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Açudes em Canindé estão abaixo de sua capacidade de reserva


Image-0-Artigo-1546380-1
Canindé. A situação de abastecimento de água da população deste município para os próximos dias, caso não ocorram chuvas que recarreguem o volume dos açudes Sousa com capacidade para 30 milhões e 840 mil metros cúbicos e São Matheus com 10 milhões e 330 mil de metros cúbicos que se encontram no volume morto, será de apreensão e expectativa em relação de onde virá água para garantir o abastecimento de 16 mil ligações existentes na sede.
Um relatório da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos, do dia 31 de janeiro de 2014, aponta o Sousa com 0,07% de sua capacidade e o São Matheus, 2,59% da carga total. Já o açude Escuridão, que abastece atualmente a cidade com capacidade para 3 milhões e 700 mil metros cúbicos, está com sua capacidade bastante reduzida, causando desconforto entre os moradores da comunidade que leva o nome do reservatório.

Por conta disso, os moradores revelam que se uma medida não for adotada o mais rápido possível, eles irão desligar o sistema de bombeamento no dia 15 de fevereiro. "O que queremos da Prefeitura e da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos é a perfuração de dois poços profundos que garantam água para nosso povo", explica a moradora Marluce Aires de Sousa. Segundo ela, os técnicos já estiveram no local, mas nada resolveram. .

Na quinta-feira dia 13 de fevereiro, o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, acompanhado de moradores do lugar participou de uma reunião com o presidente da Cogerh, Rennys Frota, e a realidade hídrica de Canindé, foi o assunto em pauta. Por conta da situação do açude, no dia 26 de janeiro os moradores do lugarejo Escuridão fizeram uma manifestação popular, que provocou a suspensão da retirada de água por carros pipa, o que garantiu por mais alguns dias o abastecimento até a sede.

Em relação a notícia de que a cidade poderá ficar sem água, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade, Nelson Bandeira, explica que todos os esforços estão concentrados para que isso não aconteça. "Acho muito cedo para se pensar nessa hipótese, porque o Escuridão irá continuar nos auxiliando até que o problema da adutora do açude de General Sampaio seja entregue a população num prazo mínimo de 120 dias".

De acordo com ele, reuniões nesse sentido já foram realizadas com membros da Cogerh e da Prefeitura de Canindé. "Serão 36 quilômetros de adutora mista, uma parte permanente e outra de engate rápido do açude até a Estação de Tratamento do SAAE", disse Nelson Bandeira.

Ele frisou ainda que o município utilizou 53% da capacidade hídrica do Escuridão quando foi começado o bombeamento no dia 22 de outubro de 2013. "Nessa época o reservatório tinha pouco mais de 1 milhão de metros cúbicos",salientou o Presidente da Autarquia Municipal.

Calamidade

O Prefeito de Canindé lamenta que o principal empecilho para resolver esses problemas é a falta de dinheiro. Ele decretou na última sexta-feira estado de calamidade. "É necessária a descentralização de recursos para que as prefeituras possam atuar de maneira emergencial e evitar que as dificuldades trazidas pela estiagem se agravem. Água para o consumo humano é escassa, e, se não bastasse, é preciso comprar esse item indispensável para a sobrevivência. A água paga pela Prefeitura é exclusiva para o consumo humano. Água virou negócio", avaliou.

Ele destaca que a adutora do General Sampaio sairá em tempo recorde. "Enviamos documentos esclarecendo nossa situação aos departamentos responsáveis. Estamos esperando uma ação emergencial para construção de uma bateria de poços profundos na comunidade de Poço da Pedra na divisa com o município de Caridade. Diante de todo esse sofrimento, ainda tenho fé em São Francisco nosso padroeiro que teremos um bom inverno para suprir as reservas de nossos açudes e assim garantir água para o nosso povo", pontua o gestor municipal.

No dia 3 de fevereiro, quando esteve em Canindé o Governador Cid Gomes garantiu que irá investir R$ 20 milhões em uma adutora no município de General Sampaio até Canindé, para abastecer a cidade.

Mais informações

Serviço
Autônomo de Água e Esgoto de Canindé

Avenida Francisco Cordeiro Campos, Bairro do Monte

Telefone: (85)3343.0140

Antonio Carlos Alves
Colaborador

Fonte:diáriodonordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário