sábado, 1 de março de 2014

Shows e blocos iniciam folia no litoral do Ceará



Milhares de pessoas se dirigiram à festa em Aracati, Beberibe e Camocim. Programação inclui ritmos diversos
Aracati
Aracati. Como tem se tornado uma tradição, Aracati abriu ontem o Carnaval mais concorrido do litoral cearense. Milhares de pessoas acompanharam as duas bandas que entraram na Avenida Coronel Pompeu. A Malucos da Folia saiu da Igreja Matriz para se encontrar com a Pegue Axé, que iniciou sua trajetória a partir da Igreja dos Prazeres, defronte aos camarotes. 

"Com certeza, essa sexta-feira foi a mais animada dos últimos dez anos", aposta o estudante universitário Roberto Menezes Filho, que há 13 anos passa esse período de festas em Aracati. A estimativa da Prefeitura é que, a cada noite, cerca de 150 mil pessoas participem do evento. Afora 200 pessoas que trabalharão no apoio, 150 policiais reforçam a segurança. 

A Prefeitura repassou R$ 132 mil aos 11 blocos que participarão do Carnaval Cultural e irão desfilar no Centro Histórico de Aracati a partir de hoje, das 18 às 21h. A Rua Coronel Pompeu, principal corredor da folia por onde desde ontem à noite desfilam os trios elétricos, recebeu nova iluminação. Os camarotes, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, foram instalados com antecedência e estavam lotados. Hoje, a principal atração é a cantora baiana Margareth Menezes.

Na praia de Majorlândia, a partir do meio dia de hoje, trios elétricos alegrarão os banhistas. Em Canoa Quebrada, à noite, a festa é na Broadway, a rua principal. Sempre às 19 horas, haverá apresentação do bloco Mukeka de Canoa. De dia, a concentração é nas barracas na parte baixa. Ontem, por volta das 14h30, os banhistas tiveram que ir embora mais cedo em virtude do avanço da maré.

Beberibe promete realizar o maior Carnaval dos últimos anos. A estimativa da Prefeitura é de que 300 mil pessoas frequentem os quatro dias da festa. Para atrair quase seis vezes a sua população, a aposta é em bandas como Forró Real, Aviões do Forró, Solteirões do Forró e Pé de Ouro. A julgar pela movimentação no início da noite de ontem, a lotação será total. A secretária de Turismo e Cultura de Beberibe, Diana Queiroz, diz que, ocorrerá também o mela-mela e o Carnaval Cultural. 

Durante todo o dia de ontem, já era grande a movimentação no entorno da Marina do Morro Branco. É lá que acontecerá o que promete ser a maior concentração dos chamados paredões de som. Através de decreto municipal, a Prefeitura disciplinou o funcionamento dos polêmicos equipamentos. De hoje até terça, eles funcionarão das 15 às 20 horas. Quem for flagrado fora do local e do horário estabelecidos terá o paredão apreendido.
Aterrinho da Praia de Iracema
Camocim

Festa das crianças e encontro de blocos abriram ontem o carnaval em Camocim. Logo no fim da tarde, os pequenos brincantes fantasiados foram animados pela banda de metais da cidade. A concentração foi maior a partir das 23 horas, com os blocos concluindo o percurso até a Praça de Eventos, para o show da banda Forro Mel.

O Carnaval de Camocim deve atrair mais de 50 mil pessoas até a próxima terça-feira. Destino dos municípios vizinhos menores, a maioria que não terá Carnaval, e também de brincantes do Estado do Piauí.

A primeira atração de ontem foi o Carnaval das crianças e dos idosos, com direito a confetes e serpentinas, um espaço para meninada e seus avos bailarem ouvindo as tradicionais marchinhas. O grupo da quadrilha junina Flor de Chita apresentou número de frevo, ritmados pela banda de metais.

Uma grande estrutura de dois palcos e camarote de dois andares foi montada na beira-mar para receber os brincantes e artistas. Hoje, haverá apresentação das bandas Xe Pop, Rafaella Manville e Aviões do Forró, além do tradicional mela-mela na Pracinha do Amor.

Big Band Unifor abre os trabalhos

Neste ano, além do tradicional Festival Jazz & Blues, que tem início hoje e segue até 4 de março, Guaramiranga, no Maciço de Baturité, foi escolhida como sede de outra mostra, intitulada Saberes e Sabores (que reúne música, literatura e gastronomia), iniciada em 27 de fevereiro, seguindo até 3 de março. 

Para marcar a confluência destes dois festivais e a abertura oficial do Carnaval no Maciço, o palco da Cidade Jazz & Blues recebeu ontem, dia 28, parte da programação musical do Saberes e Sabores, apresentando, além dos alunos das residências artísticas do projeto Música para a Vida, a Big Band da Universidade de Fortaleza e o cantor cearense Marcos Lessa.

Às 20h, os alunos da rede estadual apresentaram o resultado de cinco dias de formação musical, promovidos na cidade de Pacoti (a 90 quilômetros de Fortaleza), pelo projeto Música é Para a Vida. Parceria entre a Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) e a Secretaria de Educação do Ceará, o projeto selecionou 120 alunos. Durante a abertura, os professores – Itiberê Zwarg e seus filhos, Ajurinã e Mariana – orientaram três apresentações. Reconhecido como contrabaixista de Hermeto Pascoal, Itiberê não poderia deixar de homenagear o músico, entre outros, com um arranjo para “O Ovo”. 

Jazz

Uma hora depois, subiu ao palco a Big Band da Unifor. Fundado em outubro do ano passado, o conjunto fez nesta noite sua primeira apresentação pública, já que, até então o grupo realizava performances apenas em palcos da própria universidade. Na ocasião, movimentaram o público com temas de clássicos da cinematografia, como os de “Missão Impossível”, “Pantera Cor de Rosa” e “Somewhere Over The Rainbow”, de “O Mágico de Oz”.



Com 30 minutos de show, o maestro Robson Lima anunciou “Choro para Raul de Barros”, com o qual iniciou uma seleção de peças brasileiras. Para encerrar, ajudou a aplacar o frio do público, que lotou a tenda, com um frevo. O cantor Marcos Lessa comemorou seu aniversário de 23 anos sobre o palco, adiantando algumas canções que deverá executar no tributo a Wilson Simonal, na Caixa Cultural Fortaleza, neste mês.

Bloco das Virgens leva 20 mil às ruas

Crato. Quase 20 mil pessoas saíram às ruas do Crato para a abertura do carnaval de rua do Cariri, com o Bloco das Virgens. A irreverência e a animação dos foliões da tradicional agremiação chamam a atenção do público e conseguem a adesão dos participantes de várias cidades. 

Neste ano, a novidade foi a saída do local onde tudo começou, no Mirandão. As ruas do bairro se tornaram estreitas para conter a euforia da multidão de homens que se vestem de mulher, das mais variadas cores.

Uma das grandes preocupações dos organizadores deste ano esteve relacionada à segurança, que foi reforçada e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) realizou a organização da circulação nas ruas, que no início esteve bastante tumultuada.

Concentração

A concentração dos foliões começou por volta das 15h, nas proximidades do estádio Mirandão. Ainda no local, houve a escolha da Rainha das Virgens. São mais de 30 anos de tradição. A realização do evento, no começo, sequer contava com trios elétricos. Os próprios moradores do novo bairro da cidade decidiam se divertir por conta própria. Profissionais dos mais diversos níveis se irmanavam na folia. O bloco contou com dois trios elétricos e animação dos Dj Samuka. 


Luxo da Aldeia estreia o Carnaval

Muita festa, música boa e um público animado com o início oficial do Ciclo Carnavalesco 2014 de Fortaleza, na noite de ontem, no Aterrinho da Praia de Iracema. Os responsáveis pela abertura da programação foram os integrantes do Bloco Luxo da Aldeia, que tanto animam o público da capital cearense durante o pré-carnaval, homenageando a cultura musical da terra.

Músicas como “Maresia”, de Ednardo, “Chão da Praça”, de Fausto Nilo, “Batuquê de Praia”, de Petrúcio Maia, entre outros, estiveram no repertório. “Nos sentimos honrados com o convite. Estamos como uma das atrações desse ano, servindo como apoio para outros convidados e é uma oportunidade para juntar figuras de outros blocos, compositores musicais de outros carnavais”, destacou Bruno Perdigão, músico e organizador do bloco.

A professora Ione Bezerra, 56, era uma das mais animadas na festa. Fã do Luxo da Aldeia desde o início, ela afirma acompanhar as apresentações em todos os pré-carnavais. “É tudo de bom, não tem como perder um bloco desse em nenhum momento”, disse.

Fonte:diáriodonordeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário