terça-feira, 1 de abril de 2014

Como nasceu o dia da mentira



Existem várias versões para contar a origem da brincadeira. O primeiro registro no Brasil, é de 1848
Nesta terça-feira (1), muitas pessoas irão mentir. Trata-se do célebre dia da mentira, comemorado em diversos lugares do mundo. De acordo com o site “Brasil Escola”, a brincadeira teve origem na França, mas existem outras versões para o surgimento da data. 

A versão mais popular é a que o rei da França, Carlos IX, após implantar o calendário gregoriano, definiu primeiro de janeiro como início do ano, porém muitos não concordaram com a mudança, de forma que a celebração de ano novo que durava cerca de uma semana, continuou a ser feita de 25 de março até primeiro de abril por muitos. Aqueles que concordaram com a mudança, passaram a brincar com os resistentes, enviando convites para festas que não existiam e presentes curiosos. As brincadeiras deixavam muitos confusos e anos depois se espalharam pela Inglaterra e consequentemente por todo o mundo, como o “dia da mentira”.

Outra versão conta que a origem da data está diretamente ligada à natureza, que costumava apresentar mudanças repentinas durante o mês de março, para o mês de abril. Por serem “enganadas” pelo tempo, as pessoas adotaram a brincadeira no período. 

No Brasil, a data começou a ser lembrada como “dia da mentira” em Pernambuco, quando um jornal noticiou a morte de Dom Pedro, em 1º de abril de 1848. A “notícia” foi desmentida no outro dia. Outra informação convocando a todos credores para um acerto de contas em um local inexistente, também foi divulgado pelo mesmo veículo. 

Na França, a brincadeira recebe o nome de Poisson d’avril e na Itália é chamada “pesce d’aprile”. Para que seja uma brincadeira saudável, ninguém pode sair prejudicado.

Fonte:cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário