Estudante de escola particular de Fortaleza faz treinamento para participar de olimpíadas no exterior.Nas escolas do Ceará, o envolvimento de estudantes com o campo da Astronomia muitas vezes se resume a visitas rápidas ao Planetário Rubens de Azevedo, em Fortaleza, ou a aulas pontuais. Embora essencial para o entendimento do universo, a área de estudo ainda encontra dificuldades para se disseminar pelo Brasil como um todo. No entanto, o esforço pessoal e interesse de muitos alunos estão ajudando a mudar este cenário.
Prova disso é a forte participação de brasileiros nas maiores competições do ramo em todo mundo, como as Olimpíadas Internacional (IOAA) e Latino-Americana (OLLA) de Astronomia. Ambos os eventos, marcados para os meses de agosto e outubro, na Romênia e no Uruguai, respectivamente, irão reunir milhares de jovens nos próximos meses para provas e testes de conhecimento sobre o tema. Um deles é o estudante Renner Leite de Lucena, 16 anos, aluno de uma escola particular de Fortaleza, que irá representar o Brasil e o Ceará na disputa.
Graças ao alto rendimento na escola, Renner foi escolhido pela instituição para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2013. O assunto, que ainda lhe era estranho, foi se tornando mais interessante a cada fase de treinamentos para a competição, a qual reuniu mais de um milhão de concorrentes do País. O forte empenho na disputa resultou, também, no maior envolvimento com o estudo dos astros. A junção entre dedicação e gosto pelo tema lhe rendeu medalha de ouro no evento.
"No começo, não estava muito preparado, mas fui estudando e vendo que era interessante. Agora, já estou bem envolvido com tudo. Gosto muito da área de Astrofísica, que une astronomia e física, minha matéria preferida. É essa parte que estuda como as estrelas se comportam e foi o que os grandes gênios da ciência pesquisaram, como Albert Einstein", afirma Renner.
Com o bom desempenho no torneio nacional, o adolescente iniciou o processo seletivo rumo às olimpíadas no exterior. Após maratona de provas, onde foram eleitos os 15 estudantes que representarão o Brasil nas competições, ele conseguiu o posto de suplente na equipe e viajou a Minas Gerais para treinamento preparatório de quatro dias com professores de renome no País.
"Temos um grupo muito bom, com pessoas que estudam bem e se esforçam. Ainda não sei se vou concorrer mesmo, mas vou continuar me preparando. Espero voltar para a escola e estimular meus amigos a estudarem astronomia", destaca Renner.
Para o jovem, o Ceará, assim como o País, carece de incentivo para disseminar a Astronomia. O ensino da matéria se restringe aos poucos estudantes que, como ele, participam de olimpíadas. "Comecei a estudar justamente para viajar e poder conhecer mais sobre o assunto".
Apoio
Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e coordenador estadual da OBA, reitera que há interesse de crianças e adolescentes pela Astronomia, mas falta o apoio das instituições de ensino. "Algumas escolas levam alunos para o Planetário e também tem havido uma movimentação de clubes de astronomia, mas ainda não há investimento", destaca.
Carneiro destaca que, apesar das limitações, a procura e a cobrança dos estudantes têm aumentado. Segundo ele, aqueles que se interessam pelo assunto podem encontrar suporte para pesquisa em observatórios de algumas escolas particulares e nos cursos e oficinas oferecidos pelo próprio Dragão do Mar.
FIQUE POR DENTRO
Sessão especial é apresentada ao som de Beatles
Em comemoração aos 15 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Planetário Rubens Azevedo apresenta, hoje (3), duas sessões especiais. Pela primeira vez, os vídeos interplanetários serão transmitidos ao som de músicas da banda britânica The Beatles, no chamado "The Beatles Revival".
As apresentações acontecem às 19h e às 20h de hoje. Para assistir, o público deve retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do Dragão do Mar, uma hora antes das sessões.
Vanessa Madeira
Repórter
Repórter
FONTE:diáriodonordeste/EDUCACÃO
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário