Ataques aéreos do governo no Iraque mataram 19 pessoas, inclusive crianças, em Falluja nestas segunda (21) e terça-feira (22), informou uma autoridade de saúde na cidade dominada pelos militantes.
O Exército iraquiano vem bombardeando Falluja, que fica a 70 km a oeste de Bagdá, há meses na tentativa de expulsar os rebeldes sunitas do grupo agora conhecido como Estado Islâmico. Os insurgentes, apoiados por líderes tribais sunitas descontentes, tomaram a cidade em janeiro.
Moradores de Falluja e da cidade vizinha de Garma relataram que helicópteros dispararam tiros e soltaram três bombas-barril na cidade e duas em Garma.
A bomba-barril, improvisada com explosivos potentes, cimento e pedaços de metal dentro de barris de petróleo, ganhou fama na região por seu uso pelas mãos das forças do presidente Bashar al-Assad na vizinha Síria para arrasar edifícios em áreas dominadas por rebeldes.
Várias pessoas morreram desde janeiro no que moradores classificam como bombardeios indiscriminados. O governo os nega, dizendo ter os insurgentes como alvo, mas uma autoridade de segurança confirmou que bombas-barril foram usadas em Falluja.
FONTE:G1/INTERNACIONAIS

Nenhum comentário:
Postar um comentário