sexta-feira, 1 de agosto de 2014

AMAMENTAÇÃO: Bancos de leite seguem precisando de doações

Quantidade de leite disponível está aquém do ideal. Instituições do Estado lutam para manter o estoque.Para bebês internados em UTIs e unidades de médio risco, doações de leite materno podem significar vida. Além de ser um ato de generosidade, a doação é uma forma de cuidar da própria saúde e do bem-estar das mães. Bancos de leite em Fortaleza orientam pessoas interessadas e oferecem serviço de coleta nos domicílios das lactantes, tendo em vista que as doações são uma necessidade constante.

O banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) atende a 40 bebês internados, sendo 20 na UTI neonatal e 20 na unidade de médio risco, além de 12 maternidades em Fortaleza e no Interior. Com um consumo diário médio de 15 litros de leite, o banco não tem estoque de segurança. "A gente sempre tem menos do que necessita. (No momento) temos em média dez litros de leite, quando a gente deveria ter 40", afirma a pediatra e coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Brito.

Aberto 24 horas para recebimento de doações, o maior banco de leite do Estado tem 29 doadoras efetivas. Para atender a demanda, precisariam ser 70. "O nosso maior problema é a falta de informação, as mães não sabem o grande poder que elas tem", afirma a coordenadora do banco. "A grande maioria das mulheres tem condições de amamentar exclusivamente duas crianças, ou seja, tem condições de ser doadora. E a doação também traz benefícios para as mães", explica.

Além de contribuir para a nutrição e manutenção da saúde dos bebês que recebem leite, o ato de doar também afeta as doadoras. "É importante poder ajudar outras pessoas e ajuda a manter meu leite", afirma a dona de casa Simone Dutra, que está com a filha Evelyn, de 39 dias, internada na Unidade de Médio Risco do Hospital Albert Sabin.

Crise

Na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), o banco de leite está superando uma crise. "Estávamos com apenas 40 doadoras efetivas. No momento, esse número aumentou para 68. Com essa quantidade, a gente tem uma expectativa positiva para recuperar o estoque", diz a enfermeira Raquel Meireles.

Entretanto, ainda há defasagem: são 20 litros de leite armazenados, quando o ideal é que sejam 30 litros. "Em alguns períodos, nossa necessidade pode variar para até 50 litros. A gente precisa de um estoque de segurança que dure dez dias, calculado de acordo com a demanda da UTI neonatal", ressalta a enfermeira. No momento, os 21 leitos da UTI estão ocupados.

No Hospital infantil Albert Sabin (Hias), o banco de leite humano está atendendo atualmente a 15 bebês que estão internados na UTI neonatal e na unidade de médio risco, sem condições de mamar ou de receber o leite produzido pela própria mãe. Segundo a pediatra e coordenadora do banco de leite do Hias, Erandhyr Souza, o consumo do banco é de em média três a quatro litros por dia. "Agor,a nós estamos com cerca de 21 doadoras efetivas, mas o ideal seria termos cinco". As doações variam conforme o período. "Durante feriados prolongados, férias escolares e grandes eventos, como a Copa do Mundo, as doações diminuem", explica.

Além do recebimento e da distribuição do leite doado, os bancos de leite humano orientam as mães, esclarecendo dúvidas sobre amamentação e alimentação complementar. "Nosso objetivo é que, mesmo as mães que estão tendo dificuldade, com o tempo consigam amamentar o próprio filho", diz Erandhyr.

As lactantes interessadas em doar precisam entrar em contato com os bancos de leite. O processo de doação é padronizado e inclui cadastro, com perguntas sobre, por exemplo, o pré-natal e a saúde da mãe.

Semana do aleitamento começa hoje

Secretarias de saúde, hospitais e bancos de leite realizam atividades para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). Com o tema "Aleitamento Materno: Um Ganho Para Toda a Vida", em 2014 a semana tem foco em dois objetivos do milênio para 2015: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.

A abertura da programação acontece hoje, às 8h, no Hospital da Mulher. Haverão palestras sobre "Amamentação: uma vitória para toda a vida" e apresentações culturais, além de um mamaço, momento em que várias mães amamentarão ao mesmo tempo por três e cinco minutos. Também estão previstas atividades voltadas para o aleitamento em todos os postos de Saúde de Fortaleza e entidades parceiras.

Na próxima segunda, a enfermeira Ana Márcia Bustamante de Morais, do Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza, fala sobre vivências maternas nos cuidados infantis de servidoras públicas municipais durante a licença maternidade ampliada no auditório Waldir Arcoverde, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). A apresentação faz parte de uma manhã comemorativa, entre 8h30 e 12h, que contará com a presença de mães que amamentam seus filhos e doam leite para ajudar bebês internados.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia - 8ª região, que abrange Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará, e tem sede em Fortaleza, realizará distribuição de folders nos hospitais de Fortaleza sobre o tema. Além de falar da importância da amamentação, inclusive para a prevenção de distúrbios fonoaudiológicos, a ação objetiva informar sobre o auxílio que fonoaudiólogos podem prestar em caso de dificuldade de amamentar bebês.

Diversos hospitais de Fortaleza também têm programações para a SMAM. Alguns deles, como a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, o Hospital regional da Unimed Fortaleza e o Hospital Infantil Albert Sabin, intensificarão as visitas rotineiras realizadas em enfermarias com mães ou bebês internados. No Hospital César Cals, o tema será divulgado em todos os setores, inclusive os administrativos. "Também vamos fazer rodas de conversa com mães no jardim do Hospital", afirma a pediatra e coordenadora do banco de leite do HGCC, Rejane Brito.

A Semana é importante para reafirmar um trabalho que precisa ser realizado com constância. "Teremos programação de treinamentos externos de equipes de programas de saúde família no Interior e em um posto do José Walter, e a equipe do banco de leite vai fazer uma encenação com relação a amamentação, para as mães que estão internadas e têm bebê na maternidade, trazendo o tema de forma mais lúdica", diz Raquel Meireles.

SAIBA MAIS

Bancos de leite realizam coleta de doações em domicílio. Lactantes devem ligar para o de sua escolha.

1. Banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)
Telefone: 0800-2865678

2. Banco de leite da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac)
Telefone: 3366-8509

3. Banco de leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
Telefone: 0800-2804169

4. Posto de coleta de leite do Hospital Regional da Unimed Fortaleza
Telefone: 3277-7735

Fonte:diáriodonordeste/SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário