terça-feira, 5 de agosto de 2014

NO BRASIL:Água é irregular para 77 milhões

Genebra/ São Paulo. Abastecimento de água regular e de qualidade ainda é uma realidade distante para 77 milhões de brasileiros, uma população equivalente a todos os habitantes da Alemanha. O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que ainda aponta que 60% da população - 114 milhões de pessoas - "não tem uma solução sanitária apropriada".

Os dados revelam que 8 milhões de brasileiros ainda precisam fazer suas necessidades ao ar livre todos os dias.

O informe que traz esses dados foi preparado pela relatora da ONU, Catarina de Albuquerque, que não hesita em alertar que o crescimento econômico dos últimos anos ainda não se traduziu em uma melhora em termos de acesso à água no País.

O jornal "O Estado de S. Paulo" revelou em junho de 2013 que a representante das Nações Unidas teve sua primeira inspeção para realizar o levantamento vetada pelo governo. "O governo apenas explicou que, por motivos imprevistos, a missão não poderia mais ocorrer", declarou na época Catarina de Albuquerque. Internamente, a ONU considerou que o veto tinha uma relação direta com os protestos que, em 2013, marcaram as cidades brasileiras. A viagem só aconteceria em dezembro de 2013, o que impediria que o informe produzido fosse apresentado antes da Copa do Mundo.

Racionamento descartado

O governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse ontem que não há racionamento de água no Estado, apesar da constante queda no volume do Sistema Cantareira, e que a Sabesp está preparada para manter o abastecimento. Ele disse ontem que seus adversários estão fazendo uso político da crise de desabastecimento de água.
Fonte:´diáriodonordeste/NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário