terça-feira, 30 de setembro de 2014

Candidatos a governador do Ceará debatem na TV Verdes Mares

Os quatro candidatos a governador do Ceará estiveram presentes.
Candidatos trocaram ideias, apresentaram propostas e fizeram acusações.Os quatro candidatos a governador do Ceará participaram nesta terça-feira (30) do debate eleitoral realizado pela TV Verdes Mares. Eunício Oliveira (PMDB), Camilo Santana (PT), Eliane Novais (PSB), e Aílton Lopes (PSOL) debateram propostas, discutiram ideias e trocaram acusações no debate, mediado por Luiz Esteves.

(Veja a íntegra do debate no vídeo acima e, bloco a bloco, ao final desta reportagem.)

O confronto de ideias foi dividido em três blocos. Conforme regras estabelecidas em acordo com os candidatos, no primeiro e segundo blocos, os candidatos fizeram duas rodadas de perguntas e respostas; na primeira, tema livre, e a segunda, com tema estabelecido por sorteio.O terceiro bloco ficou reservado às considerações finais, em um minuto. As perguntas foram feitas em 30 segundos; as respostas, em um minuto e meio. Réplica e tréplica tinham um minuto cada.

Eliane Novais fez a primeira pergunta, conforme ordem estabelecida por sorteio, e questionou Camilo Santana sobre a troca de acusações entre ele e Eunício Oliveira com suposto envolvimento no chamado escândalo dos banheiros. Segundo o Ministério Público, candidatos desviaram verba destinada à construção de kits sanitários para financiar campanhas.Nas considerações finais, Eunício Oliveira afirmou que pretende colocar a experiência de parlamentar em prático como governador. "Quero colocar toda a minha experiência, toda a energia para a gente reverter essas prioridades que foram feitas diferente daquilo que nós pensamos. Quero dizer às mulheres que elas vão ter um papel especial nos programas sociais."

Camilo Santana diz que vai dar continuidade a projetos do atual governo, mas pretende também melhorá-los. "Sou candidato para garantir tudo de bom que está funcionando mas também concluir o que não está bom. Estamos na reta final e quero ter o apoio mais importante que é o seu, para garantir que o Ceará continue avançando."

Eliane Novais destacou a receptividade que tem dos eleitores quando faz campanha nas ruas. "Quero governar o Ceará de coração aberto, como fiz na Assembleia, não o poder pelo poder, trocar seis por meia dúzia não vale a pena. O povo abraça minha candidatura porque é o abraço da confiança, da candidatura limpa."

Ailton Lopes conclui o debate citando a importância de lutas sociais para melhorias políticas. "Tentamos buscar um outro sentido da política, com a luta, nos nossos ideais e na força do amor. Nesse momento do medo e da intolerância, a gente pede mais amor. Vamos resgatar a política como o conceito de luta cotidiana. Foi assim que derrubamos uma ditadura militar."

FONTE:G1/VERDESMARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário