terça-feira, 25 de novembro de 2014

Brasil participa de campanha pelo fim da violência contra a mulher



Começa nesta terça-feira a campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”. O início da ação coincide com o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres e terá eventos em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Assistência Social de Direitos Humanos (SEASDH) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Prefeitura do Rio (SPM) lançaram um calendário com várias atividades relacionadas ao tema.

A partir das 17h, a SPM, em parceria com a Polícia Civil, divulga o trabalho que será feito durante os dias da campanha, em frente à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). No dia 28 de novembro, às 20h, acontece o Cine Mulheres na Praça, no Rio Comprido. Já no dia 1 de dezembro, às 14h, será lançado o Grupo de Trabalho Feminização do HIV-AIDS, na Rua Álvaro Alvim 24, Cinelândia.

Já o dia 4 de dezembro será destinado a debater a violência contra a mulher sob várias óticas, no seminário ““Violência contra as mulheres: por quê?”: a representação feminina na mídia, políticas públicas no combate à violência, dados e estatísticas, além dos desafios da Lei Maria da Penha, violência na política, assédio moral e saúde no trabalho, estereótipos na educação e femicídio. O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta fazer inscrição pelo email seminario.spmrio@gmail.com ou presencialmente, no dia do seminário. Na ocasião, será lançado o primeiro número dos Cadernos de Gênero da SPM-Rio, na Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso 25, Centro).

A organização humanitária ActionAid também participa das atividades e vai colorir os Arcos da Lapa. O monumento será iluminados com a cor roxa a partir desta terça-feira, 25 de novembro, até dia 10 de dezembro. A ação tem apoio da Rioluz. Ações semelhantes acontecem no Recife, em Pernambuco e em cidades estrangeiras, como Dublin, na Irlanda; Monrovia, na Libéria; e Cidade do Cabo e Johanesburgo, na África do Sul. Nesta última, o monumento que será iluminado pelos próximos 16 dias é a ponte Mandela.

A campanha termina no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. A ideia dos 16 dias de ativismo foi criada em 1991, pelo Centro de Liderança Global de Mulheres, através de lideranças femininas de vários países. O Brasil se engajou na campanha em 2003. Atualmente, mais de 150 países participam da ação.

No período que acontecem as ações, várias datas importantes na luta pelos Direitos Humanos são celebradas: o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres (25 de novembro), Dia de Combate à Aids (1° de dezembro), Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário