O título da Copa Rio de 1951, conquistado pelo Palmeiras, equivale a um Mundial de Clubes. É o que diz documento enviado pela Fifa ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta semana. Texto publicado na tarde desta sexta-feira no site oficial do Ministério Oficial relata que o Comitê Executivo da entidade máxima do futebol atendeu a um pedido do clube paulista de reconhecimento do título, encaminhado em 2001.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, palmeirense fanático, tratou do assunto com dirigentes da Fifa ainda durante a preparação para a Copa do Mundo, defendendo que o pedido do clube fosse atendido. Ao receber a cópia da ata de reunião do Comitê Executivo da Fifa, confirmando a Taça Rio como título mundial, Aldo Rebelo comemorou:
- A decisão da Fifa homenageia o clube mais vitorioso do Brasil no século 20 e um dos três maiores do país, ao lado de Santos e Botafogo - disse o ministro.
Palmeirenses fazem a festa com a conquista da Copa Rio de 1951 (Foto: Reprodução SporTV)
Intitulado “Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”, o documento afirma que “depois do grande sucesso da Copa do Mundo FIFA no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a FIFA visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951”.
O Palmeiras conquistou o título batendo a Juventus, de Turim, na decisão. Também participaram do torneio o Vasco da Gama, o Nacional de Montevidéu, o Áustria Viena, o Nice da França, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia.
FONTE:G1/ESPORTES
Nenhum comentário:
Postar um comentário