O Grupo Cariri, formado por investidores paulistas e cearenses, inauguraram nesta quinta-feira (30), às 10h a usina de álcool Cariri III no município de Ubajara. De acordo com o diretor comercial do grupo, Henrique Santana, foram investidos R$ 12 milhões em tecnologia para o campo.
A deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) esteve presente juntamente com os diretores da empresa, representantes do Governador Camilo Santana (PT), a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Nicole Barbosa, o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, Eduardo Neves, diretor da ADECE, Prefeito de Ubajara, Zezinho, Prefeito de Ipu, Sérgio Rufino, Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinto e demais autoridades.
"A usina de álcool Cariri III irá gerar empregos diretos e comprar cana de açúcar de pequenos produtores da região. Muitos moradores das propriedades rurais não sabem o que fazer com a cana de açúcar que duram muito tempo sem produtividade nenhuma. Agora os produtores terão compra certa para sua produção gerando assim, emprego e renda para as pessoas", disse a deputada Augusta Brito.
Eles também trabalharão com mudas geneticamente modificadas para o plantio. "Trata-se de uma variedade mais resistente a pragas e usa pouca água. Hoje, um hectare produz 70 toneladas. Com as novas mudas essa capacidade salta para 140 toneladas", disse o diretor comercial do grupo, Henrique Santana.
O uso de defensivos agrícolas será reduzido em até 90%. A expectativa é que com a nova safra o número de toneladas salte de 20 mil para 200 mil na região. "A capacidade de moagem do Ceará passará de 4 meses para 8 meses. Serão produzidos 60 mil litros de álcool por dia", comenta. No ápice da produção, a usina irá gerar até 2.600 empregos.
Na usina de Barbalha, também do Grupo Cariri, o investimento no campo segue a mesma lógica, com uso de mudas modificadas para o plantio. No entanto o investimento chega a R$ 60 milhões em tecnologia para o campo.
"A usina irá produzir 1,2 milhão de sacas de açúcar ano e 60 mil litros de álcool por dia", reforça. A perspectiva é que sejam gerados 6.600 empregos quando o empreendimento entrar em operação, previsto para o ano que vem.
FONTE:NETCINA

Nenhum comentário:
Postar um comentário