segunda-feira, 27 de julho de 2015
Recadastramento biométrico em Hidrolândia começará em novembro
O recadastramento biométrico no Ceará atingiu 9,81% do eleitorado no Estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas meta é alcançar 50% até março de 2016. O órgão tem realizado o processo de forma obrigatória apenas em 10 municípios, enquanto a execução do recadastramento em Fortaleza tem se dado de forma ordinária.
Para tentar alcançar a meta de 50% do eleitorado, também foi estipulado um cronograma para que o recadastramento biométrico se torne obrigatório em mais 76 municípios. Logo em agosto, os eleitores de Itapipoca passarão a ser convocados para que seja feita a regularização.
No decorrer de novembro, o recadastramento obrigatório será obrigatório em mais dez municípios: Barbalha, Santa Quitéria, Catunda, Hidrolândia, Horizonte, Tianguá, Frecheirinha, Amontada, Miraíma e Viçosa.
A estratégia de ampliação gradual planejada pelo TRE foi pensada tanto do ponto de vista da escassez de pessoal para realizar todo o processo de forma simultânea quanto pelo fato de o TSE ainda não ter enviado todos os kits biométricos necessários para o recadastramento.
O TRE espera receber do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2015 um total de 764 kits para a coleta biométrica. Desse número, 280 estão em fase de teste. "Está previsto para esse ano o recebimento de mais 764 kits para coleta biométrica, que se somarão aos 120 utilizados nos anos anteriores. Desses 764 kits, 280 já foram recebidos e estão em fase de testes", explicou o técnico judiciário do TRE, Tiago Sobreira.
A previsão orçamentária do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará para fazer a ampliação do recadastramento biométrico para atingir 50% do eleitorado no Estado chega a R$ 5,4 milhões, quantia que representa aproximadamente R$ 2 por eleitor.
Fonte: Diário do Nordeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário