quinta-feira, 28 de abril de 2016

Defensoria Pública deve interditar mais presídios superlotados no Ceará



De acordo com o Tribunal de Justiça, a CPPL II possui capacidade para 952 detentos, mas abriga 1.810

A Defensoria Pública deve entrar com mais ações para interditar outras unidades prisionais no Ceará. No estado, dois presídios já foram interditados somente neste mês em razão do problema de superlotação. Nesta terça-feira (26), a justiça determinou o pedido da defensoria e interditou a unidade prisional Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II) por tempo indeterminado.

Em entrevista à Rádio Tribuna Bandnews FM, a Defensora Pública Aline Feitosa, responsável pela ação, destacou que o excesso de presos é o principal problema.

“A superlotação é o ponto central que acarreta outros problemas. Como, por exemplo, a falta de assistência material, os presos são mal acomodados. Numa cela que cabe seis presos, estão com 14 internos. Tem a questão também da limpeza. Na CPPL II, foi detectado apenas quatro servidores para fazer esse tipo de serviço. Tem também a questão da segurança, a contingência de agentes penitenciários para a quantidade de presos que possuem na CPPL II”, contou. Ela ainda destaca que essa decisão é por prazo indeterminado. Até resolver a questão o presídio ficará interditado. 

De acordo com os dados do Tribunal de Justiça, a CPPL II possui capacidade para 952 detentos. Entretanto, a unidade abriga ao todo 1.810 presos. Diante deste cenário, outras unidades devem sofrer interdição.

Em nota, a Secretaria de Justiça informou que, até o fim da noite desta quarta-feira, não havia sido comunicada oficialmente, mas que assim que receber a notificação para interditar a CPPL IV, o órgão deve cumprir a determinação.

Fonte:Tribuna do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário