sábado, 29 de outubro de 2016

Bola de Ouro GE: CR7 em 1º, e Neymar tira Griezmann e Luis Suárez do pódio


Trinta jogadores. Júri formado por jornalistas. Um vencedor. Seguindo as mesmas regras da "France Football", o GloboEsporte.com simulou a votação da Bola de Ouro de 2016 e consagrou Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como o melhor do ano. Na versão brasileira do prêmio, 123 profissionais do site participaram da eleição. Lionel Messi e Neymar, ambos do Barcelona, completaram o pódio, em segundo e terceiro respectivamente. Assim, o brasileiro desbancaria o companheiro Luis Suárez e Griezmann, do Atlético de Madrid, no "top 3" da premiação (veja acima uma análise sobre a votação). 

De 2010 a 2015, a Bola de Ouro foi organizada pela "France Football" em parceria com a Fifa, levando em conta os votos de jornalistas de várias partes do mundo e dos capitães e técnicos das seleções nacionais. Agora, sem acordo com entidade que toma conta do futebol mundial, a revista voltará a fazer a eleição apenas com profissionais da imprensa, como acontecia desde a criação do troféu em 1956. A data de entrega da taça ainda não foi revelada pela publicação.

VOTAÇÃO GLOBOESPORTE.COM

Para simular a eleição da publicação francesa, o GloboEsporte.com fez uma enquete com 123 profissionais que trabalham para o site em todas as regiões do Brasil. De acordo com as regras da "France Football", cada um votou em três jogadores, pela ordem de preferência. A soma final foi feita da seguinte forma: 5 pontos para o primeiro lugar, 3 para o segundo e 1 para o terceiro. Em caso de empate, ficou na frente quem teve mais indicações para primeiro ou segundo, respectivamente.

Assim, dos 369 votos do GloboEsporte.com (três de cada um dos 123 profissionais), Cristiano Ronaldo seria eleito o Bola de Ouro de 2016 com 490 pontos. Em segundo, Messi somou 325. Único brasileiro na lista dos 30 indicados da "France Football", Neymar recebeu 120 e ficou com o terceiro lugar.

Destaques da temporada com Barcelona e Atlético de Madrid, Luis Suárez e Griezmann acabaram empatados atrás de Neymar com 70 pontos. Pelos critérios de desempate da revista, o uruguaio acabou na frente por ter sido indicado três vezes como primeiro, enquanto o francês foi duas. Gareth Bale, do Real Madrid, completou o "top 6" com 15.

Dos 30 indicados, 13 não receberam votos da redação do GloboEsporte.com: Agüero e De Bruyne (Manchester City), Aubameyang (Borussia Dortmund), Higuaín, Buffon e Dybala (Juventus), Godin e Koke (Atlético de Madrid), Kross (Real Madrid), Lloris (Tottenham), Müller (Bayern), Payet (West Ham) e Rui Patrício (Sporting).


As "surpresas" da votação do GloboEsporte.com foram os dois destaques do Leicester na conquista do título inglês. Vardy (quatro pontos) e Mahrez (três) aparecem em sétimo e oitavo, respectivamente, na frente de estrelas como Iniesta (Barcelona), Ibrahimovic (Manchester United) e Lewandowski (Bayern).


TODOS OS VENCEDORES

Cristiano Ronaldo já venceu a Bola de Ouro em três anos: 2008, 2013 e 2014. Em 2008, também ganhou o prêmio Melhor do Ano Fifa, já que ainda não havia a parceria entre a "France Football" e a entidade. Messi é dono de cinco troféus da publicação francesa: 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015 (em 2009, também ganhou a taça da Fifa).

Vencedores premio fifa melhor do ano (Foto: GloboEsporte.com)
Em 2016, a Fifa voltará a entregar um prêmio sozinha, agora batizado de Fifa's Best. Na próxima segunda, será divulgada uma lista com os 23 indicados. A entidade vai manter a fórmula de votação com capitães e técnicos das seleções, além de jornalistas internacionais. A entrega do novo troféu será no dia 9 de janeiro de 2017.

Confira abaixo todos os vencedores dos prêmios da "France Football" e Fifa:

FONTE:G1/FUTEBOL INTERNACIONAL



Nenhum comentário:

Postar um comentário