A realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cerca de 500 candidatos que fariam a prova neste fim de semana (5 e 6) no campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC) será adiada para 3 e 4 de dezembro, devido à ocupação de alunos que protestam contra a PEC 241.
De acordo com o vice-reitor da universidade, Custódio Almeida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi avisado da impossibilidade de realização da prova no local e confirmou o adiamento do exame.
saiba mais
"Como o cancelamento ocorreu só agora, apenas amanhã, quando os alunos chegaram ao local de prova, é que eles serão avisados sobre o adiamento", afirma o vice-reitor.
Até a madrugada deste sábado (5), o campus do Benfica da UFC é o único local do Ceará onde a prova será adiada. Em todo o Brasil, mais de 240 mil alunos serão afetados pelo adiamento do exame.
Ocupação e reivindicações
A ocupação na UFC ocorre desde a manhã desta sexta-feira (4), após decisão em assembleia com cerca de três mil estudantes. De acordo com o Diretório Central dos Estudantes da UFC, a ocupação tem adesão de alunos dos cursos do Instituto de Cultura e Arte, comunicação, Centro de Ciências Agrárias (agronomia, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, economia ecológico e zootecnia) e gestão de políticas públicas.
Os alunos que decidiram pela ocupação esperam que, nos dias seguintes, estudantes de outros cursos decidam também pela permanência nas dependências da universidade. Os alunos votaram também pela greve estudantil, com estudantes dos mesmo cursos que optaram pela ocupação. Os alunos de geografia já participam da manifestação.
No Ceará, além da UFC, estudantes ocupam o campus da Universidade Federal do Cariri. No local, a instituição diz que o movimento não afeta a realização do Enem.
Fonte:G1/CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário