quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Tartaruga-da-amazônia de 60 quilos é resgatada em Madalena, no Ceará

Uma tartaruga-da-amazônia da espécie Podocnemis expansa, pesando cerca de 60 quilos, foi resgatada, nesta quarta-feira (30), da comunidade do Quieto, no assentamento São Joaquim/25 de Maio, localizada no município de Madalena, distante 180 quilômetros de Fortaleza. O animal foi encontrado num lamaçal de aproximadamente 50 centímetros de profundidade, onde antes havia uma lagoa. Devido à situação de escassez de água na região, a tartaruga lutava pela sobrevivência.

O réptil foi encaminhado a Fortaleza e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para avaliação do estado de saúde. A operação de resgate se deu graças à intervenção da promotora Jacquweline Faustino, do Ministério Público do Estado, que alertou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Madalena, alertando pela importância e responsabilidade do órgão quanto ao resgate da tartaruga.

Todas as tartarugas do gênero Podocnemis se encontram atualmente no Anexo II da Convenção do Comércio Internacional das Espécies da. Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), assinada por mais de 100 países em todo o mundo, pelo que o seu comércio e utilização obedece a regras muito restritas. A expectativa de vida da tartaruga-da-amazônia é de 100 anos.

Fonte:G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário