O Ferroviário está na primeira divisão do Campeonato Cearense de 2017 e o Guarany de Sobral está rebaixado à segunda divisão no próximo estadual. O anúncio foi realizado na tarde desta quinta-feira (15), na Federação Cearense de Futebol (FCF). O clube sobralense deixou de apresentar documentação referente ao "Fair Play financeiro" que comprova regularidade fiscal. Com isso, o Tubarão da Barra que havia caído em 2014 para a Segundona, volta para a Série A do Cearense.
FCF anunciou nesta quinta-feira (15) rebaixamento do Guarasol. Ferroviário assumiu a vaga (Foto: Juscelino Filho)
- O parecer é pelo descenso do Guarany de Sobral e acesso do Ferroviário. O Guarany foi rebaixado porque não cumpriu as normas exigidas pela Legislação Federal, pela Federação Cearense de Futebol e pelo Regulamento Geral das Competições, tanto o específico quanto o geral, da Série A. Não saiu a certidão fiscal (CND) positiva com efeito negativa. Só saiu dois dias depois, num momento, inclusive, em que o parecer já tinha sido elaborado e foi entregue aqui a Federação no final do expediente - explicou o diretor jurídico da FCF, Eugênio Vasques.
Eugênio comentou ainda que todos os clubes da Série A, menos o Guarasol, apresentaram documentação no prazo. Também equipes das Série B e C do Campeonato Cearense tiveram a documentação apresentada. Assim, pela falta das certidões regularidade fiscal, o Cacique do Vale está fora da elite do Campeonato Cearense.
Eugênio Vasques, diretor jurídico da Federação Cearense de Futebol (Foto: Crisneive Silveira)
- O e-mail corporativo recebeu dia 12 apenas comprovantes de pagamento, não mandaram a certidão. O Guarany não apresentou a documentação de forma alguma. Faltou o que é da exigência da lei de responsabilidade fiscal do futebol, o chamado "Fairplay financeiro", faltou apenas um documento, a certidão de regularidade fiscal. Ele foi apresentado apenas dia 14. Tivemos critério e muita observância pelo que foi enviado pelo Guarany e demais clubes. A Federação não tem interesse em rebaixar ninguém. A Federação não tem culpa pela desorganização e pelos problemas que passam por ali que não vêm de hoje - explicou Vasques.
Eugênio Vasques explica ainda que o "Fair Play financeiro" é algo diferente do Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro).
Reviravolta: Ferroviário na Série A
Emanuel Lima fala que clube começou montagem do elenco para 2017 (Foto: Crisneive Silveira)
O Campeonato Cearense terá início em um mês. Em 15 de janeiro, Fortaleza, atual campeão, Ceará, Uniclinic, Guarani de Juazeiro, Alto Santo, Tiradentes, Maranguape, Itapipoca, Horizonte e Ferroviário começam a briga pelo título.
FONTE:G1/CAMPEONATO CEARENSE 2017

Nenhum comentário:
Postar um comentário