segunda-feira, 31 de julho de 2017

Seleção feminina sai na frente, mas leva virada dos EUA em amistoso

A seleção feminina perdeu por 4 a 3 para os Estados Unidos em jogo disputado neste domingo, pelo Torneio das Nações, em San Diego. A equipe comandada por Emily chegou a ficar por duas vezes na frente do marcador, mas não segurou o resultado. Os gols brasileiros foram de Andressinha, duas vezes, e Bruna. As americanas assinalaram com Mewls, Press, Ertz e Rapinoe, que comandou as ações das donas de casa em bela atuação. O Brasil volta a campo na próxima quinta-feira, a partir de 20h15, diante da Austrália.

O primeiro tempo foi de iniciativa do Brasil logo com um minuto de jogo. Andressinha não pediu licença e arriscou da entrada da área depois de um belo domínio. Garantiu o 1 a 0 com uma falha da goleira Alyssa Naeher. Logo depois, as americanas vieram para cima e pressionaram intensamente. Empilharam algumas oportunidades, principalmente com Rapinoe, e aos 18 asseguraram a igualdade em chute de Samantha Mewls. Letícia errou na cabeçada ao tentar afastar, Bruna desviou o lance e acabou matando a possibilidade de defesa de Bárbara. O volume das rivais seguiu intenso, mas a Seleção conseguiu respirar com alguns momentos ofensivos. Em um deles, aos 18, Marta fez linda inversão da esquerda para a ponta direita. Gabi Nunes, ao tentar dominar, acabou se machucando e saindo do jogo, mas, de acordo com a CBF, não sofreu algo mais grave.

O confronto continuou movimentado também com ações dos Estados Unidos. Aos 26 minutos, Rapinoe, um dos nomes da partida, bateu falta para ótima defesa de Bárbara. Aos 31 minutos, foi a vez de Andressinha aparecer novamente em cruzamento qualificado. A goleira americana não segurou firme, Bia chegou e empurrou para o gol, mas a árbitra marcou falta no lance e invalidou. Alex Morgan resolveu se manifestar no jogo aos 38 minutos e levou bastante perigo com velocidade pela ponta esquerda. Ganhou na corrida de Bruna, mas, no cruzamento, a bola foi no braço de Rapinoe. O empate da primeira etapa acabou sendo justo pela alternância na movimentação, mas vale ressaltar ainda um pouco de fragilidade defensiva que o Brasil teve. A segurança da goleira Bárbara acabou dando a tranquilidade em momentos de maior tensão.

No segundo tempo, Tamires entrou na vaga de Juci mais pela jogadora do Corinthians ter levado um cartão amarelo. O jogo voltou mais estudado e sem a correria na largada dos 45 minutos iniciais. A se destacar a linda caneta dada aos 8 minutos de Leticia em Becky, que acabou levando o amarelo por cometer falta no lance. Aos 14, foi a vez de Bia levar o amarelo por falta no meio. As advertências deram o tom truncado da partida naquele momento. Aos 15, grande jogada de Rapinoe novamente. Chegou em velocidade pela ponta e cruzou com qualidade para o meio da grande área. Por sorte do Brasil, Pugh finalizou embaixo das traves para fora. Aos 18, o gol para colocar o Brasil novamente na frente. Marta cobrou escanteio da direita, ocorreu o desvio, e Bruna aparece como fator surpresa no segundo pau e mandou para as redes. As americanas ainda arriscaram o contra-ataque aos 23, mas Bárbara assegurou duas defesas em sequência espetaculares.

O amistoso se desenrolou com chances de ambos os lados. As americanas não desistiram, tentaram igualar, mas o Brasil não recuava depois de fazer o 2 a 1 e seguia subindo ao ataque mesmo o marcador a favor. Segurando a bola na frente, aliviava a zaga verde e amarela, que sofreu na etapa complementar e foi frágil. A fórmula acabou dando o terceiro gol à Seleção com uma belíssima cobrança de falta de Andressinha na ponta esquerda. Nome no primeiro jogo diante das japonesas, a jogadora voltou a ter uma bela atuação também neste domingo. O Brasil relaxou e acabou sofrendo o segundo gol. Em lance de qualidade de Rapinoe, Press recebeu e mandou o chute sem chance para Bárbara defender. O empate dos EUA chegou aos 40 minutos em uma falha da defesa brasileira. Nas costas da zaga, Rapinoe recebeu em velocidade e mandou para as redes, carimbando sua boa atuação em campo. E a notícia ruim chegou. Em mais uma falha da defesa brasileira, as americanas viraram com Ertz aos 44 minutos do segundo tempo.

A lição que fica é que o Brasil tem futebol para superar o poderoso time dos Estados Unidos, mas é preciso concentração durante todo tempo. Um descuido diante da qualidade rival é sempre fatal. Emily ainda terá um trabalho para fazer com que a defesa tenha mais sintonia do que mostrou neste domingo. O importante é ressaltar que os testes estão sendo feitos pela treinadora com a troca de jogadoras e aproveitamento por inteiro do grupo. Afinal, o foco está em 2018 para a disputa da Copa América, que vale vaga na Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

FONTE:G1/FUTEBOL FEMININO

Nenhum comentário:

Postar um comentário