A audácia dos ladrões tem assustado comerciantes de São Carlos (SP). Em um dos estabelecimentos invadidos nesta semana, o ladrão chegou a deixar um bilhete. "Tu conserta relógio! Eu furto... Cada um trabalha como gosta", escreveu.
O criminoso entrou pelo forro da relojoaria e levou despertadores, relógios de parede, um aparelho de TV e um celular, um prejuízo de R$ 5 mil. De acordo com o proprietário, foi a terceira invasão registrada neste ano.
Em outro comércio, em um dos casos flagrados por câmeras de segurança, um casal usa uma mochila da própria loja para juntar produtos e caminha tranquilamente com a bolsa. Em outra ocorrência, o ladrão também pega uma mochila e enche de facas e canivetes.
Para tentar evitar outros casos, além das 32 câmeras, o proprietário mandou instalar cinco sensores de movimento. "Contabilizando, chega na faixa de R$ 8 mil só entre produtos e investimento na própria segurança da loja", contou Luis Carlos Crepaldi Júnior.
Dupla usa mochila da loja para esconder produtos (Foto: Reprodução/EPTV)
"Antes, no Centro, havia uma base da PM que ajudava muito a inibir esse tipo de furto, esse tipo de assalto que acontece hoje, de pequenas coisas", afirmou o empresário, que cobrou ainda a manutenção das câmeras da Guarda Municipal e a ação ostensiva da PM.
Mudança no atendimento
Uma loja de móveis e eletrodomésticos também foi invadida. Os ladrões subiram pelo telhado e quebraram o forro para conseguir entrar. Também foi a terceira ocorrência do tipo neste ano.
"Do momento em que o alarme disparou, em que eu fui avisado, até chegar aqui foram 10 minutos, eles já tinham ido embora", relatou o gerente, Marcelino Salvador Pena.
Ladrões quebraram forro para entrar em loja de móveis (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Para evitar mais prejuízos, a loja teve de mudar o jeito de vender. "Produtos eletrônicos, TV, celular, tablet, essa linha a empresa continua vendendo, mas ela só vende pelo catálogo, ela não tem mais em estoque", afirmou Pena.
"É ruim para o cliente porque, às vezes, ele quer levar o produto na hora, mas a gente vai contar com a compreensão dele para entregar esse produto, temos o transporte que entrega para ele ou manda pelo correio", complementou.
Base da Polícia Militar no Centro de São Carlos está fechada (Foto: Felipe Lazzarotto/EPTV)
Segurança
A PM disse que são feitas rondas e que em julho fez várias prisões e apreendeu adolescentes na área central, mas não respondeu sobre o fechamento da base no Calçadão.
O delegado Aldo Donizete, responsável pela área, informou que um criminoso foi preso na quarta-feira (2).
Sobre as câmeras da GCM, a Prefeitura de São Carlos disse que a da Praça do Mercado está funcionando e que está implantando com a Associação Comercial um projeto de monitoramento exclusivo para as áreas comerciais.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
FONTE:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário