terça-feira, 22 de agosto de 2017

Raro coala com pelos brancos nasce em zoológico na Austrália

 SYDNEY, Austrália — Entre os coalas nascidos no Zoológico Australiano, em Queensland, neste ano, um se destaca. Trata-se de uma rara fêmea com a pelagem branca, que contrasta com a cor escura da mãe.

Veja também
Leoa resgatada de zoológico em zona de guerra na Síria dá à luz na Jordânia
Gata amamenta filhotes de ouriço órfãos em zoológico na Rússia
Aquário para elefante é atração em zoológico na Tailândia

Segundo os veterinários do parque, não se trata de um caso de albinismo, mas de um gene recessivo herdado da mãe. Em ambiente selvagem, dificilmente o filhote sobreviveria, pois a cor branca chama atenção de predadores.

— Na ciência veterinária é referido como “gene de prata” quando animais nascem com os pelos brancos ou pálidos — explicou Rosie Booth, diretora do centro veterinário do zoológico. — Como os dentes de bebês, eles eventualmente perdem essa pelagem e a coloração normal de adultos aparece.

Em entrevista à BBC, o ecologista Alistair Melzer, da Universidade Central Queensland, contou nunca ter visto um coala branco em mais de 20 anos de observações.

— É algo que seria selecionado na vida selvagem — disse Melzer, explicando que esses marsupiais são alvo de predadores como águias e corujas. — A principal questão é que um animal branco não teria muita camuflagem.
 
De acordo com o zoológico, o “gene de prata” deve ter sido herdado da mãe, Tia, que já teve outros filhotes com a pelagem mais clara que o normal, mas nunca totalmente branco como agora.

A pequena coala branca ainda não foi batizada, e o zoológico pede por sugestões do público. Ela foi uma das 12 crias nascidas nesta temporada, filha de Tia com o macho Slater. Veja outras fotos deste raro animal.
 
Especialistas afirmam que a característica foi herdada da mãe - HANDOUT / AFP
 
 
Na natureza, dificilmente o filhote sobreviveria por ter menos capacidade de se camuflar - HANDOUT / AFP 
 
Com o tempo, é provável que a pelagem branca seja substituída por outra de cor normal - HANDOUT
Fonte:O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário