terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Aldeia alemã decide manter sino de igreja que exalta Hitler


BERLIM — Uma aldeia na Alemanha votou por manter um controverso sino da igreja que tem em seu relevo uma suástica e a inscrição "Tudo pela pátria - Adolf Hitler".


Veja também


O conselho paroquial de Herxheim argumentou que o sino de bronze da era nazista representa um lembrete sobre o passado sombrio da nação.

A votação, cujo resultado final foi de 10 votos a 3 pela preservação do artefato do III Reich, rejeitou uma oferta para remoção do sino e sua substituição pelo da Igreja Protestante de St James.

Alguns paroquianos ficaram alarmados ao descobrir que haviam sido casados ou batizado seus filhos sob o "sino de Hitler".

O conselho da paróquia local disse que a relíquia da era nazista, instalada na igreja em 1934, deve permanecer como "um ímpeto para a reconciliação e um memorial contra a violência e a injustiça", segundo a agência de notícias AFP.

A polêmica sobre o sino tornou-se um símbolo sobre como a Alemanha lida atualmente com imagens e símbolos do III Reich. Alguns moradores agora estão preocupados que a relíquia possa prejudicar a reputação da igreja ou criar grupos neonazistas para a aldeia.

FONTE:O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário