quarta-feira, 27 de junho de 2018

Ipu (CE): Várias equipes do Programa Saúde da Família (PSF,s) possuem grupos de gestantes

O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. 

O período pré-natal é uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado e uma oportunidade para os profissionais da equipe de saúde desenvolver a educação como dimensão do processo de cuidar. Pensando nisso, é que boa parte da Equipes de Saúde da Família de Ipu estão trabalhando com Grupos de Gestantes afim de melhorarem a assistência nesse período tão delicado da vida. 

O Grupo de Gestante é uma estratégia sem ônus aos integrantes das Equipes e estimula troca de experiências entre os participantes. Desde o ano passado que o Ministério da Saúde instituiu a política de distribuição de Repelentes para as gestantes, com o surgimento das arboviroses (dengue, zika e chicungunya), essa ação previne possíveis caos de gestantes com zikavírus e por conseguinte diminuem os casos de microcefalia. 

Veja nas imagens, as ações promovidas nas Unidades de Saúde pelas Equipes de PSF,s.


É o Governo Municipal de Ipu via Secretaria de Saúde trabalhando em prol de uma saúde que respeita os princípios do SUS como Eqüidade, Universalidade e Integralidade. 

Fonte: Asarias Araújo - Gerente das UBASF de Ipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário