sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Petrobras, Eletrobrás e BB não serão privatizados em caso de vitória de Ciro, garante Mauro Filho

Assessor econômico do presidenciável Ciro Gomes, do PDT, o economista Mauro Benevides Filho disse nesta sexta-feira, 31, que, num eventual governo pedetista, “boa parte das estatais brasileiras deverá ser privatizada, mas Petrobras, Eletrobrás e Banco do Brasil ficarão fora”. Ele falou para empresários do Lide-Ceará com os quais se reuniu na manhã de hoje no Hotel Gran Marquise.
Apoiado em números que lhe foram fornecidos pelo Banco Central, pelo Tesouro Nacional e pelo Ministério da Fazenda, Mauro Filho começou sua palestra dizendo que o setor público precisa de ser reestruturado, e as primeiras providências estarão voltadas para o controle das despesas com pessoal, custeio da máquina pública e com a Previdência, cujo déficit é o grande gargalo a ser enfrentado como prioridade.
Na sua opinião, por causa da fragilidade das contas públicas, que são deficitárias desde 2014, o Brasil “corre o risco de default” (calote). A relação dívida-PIB está hoje em 77%, aproximando-se dos 80%, “com trajetória de crescimento”. O assessor de Ciro Gomes afirmou que “ou se resolve esse problema, ou não haverá como fazer crescer o País”. Para encarar o problema, será necessário reduzir a despesa, aumentar a receita e reformar a Previdência. Ele repetiu o que o seu presidenciável tem dito: há hoje o equivalente a R$ 350 bilhões em desonerações fiscais.
Mauro Benevides Filho chamou a atenção para um fato que considerou grave: em 2017, o gasto com pessoal foi maior do que com o da Previdência do setor público e do setor privado. Resultado: “Eles (o atual governo) tiverem que cortar investimentos”.
Ele disse que é preciso, com urgência, repactuar o federalismo brasileiro, o que será difícil, citando como exemplo dessa dificuldade a posição do Governo de São Paulo, que se diz favorável ao novo Pacto Federativo, mas sempre votou contra no Confaz (Conselho Nacional Fazendário).

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário