sábado, 27 de abril de 2019

Especialista visita Jardim Botânico em Juiz de Fora; pegadas são encontradas durante inspeção

O especialista do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), Elildo Júnior, visitou o Jardim Botânico na noite de sexta-feira (26). A inspeção ocorreu após a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ter confirmado a presença de uma onça-pintada no local, ocasionando o fechamento temporário do local.
Durante a visita do profissional, que foi chamado para avaliar possíveis estratégias de ações juntamente com dois professores da universidade, foram constatadas várias pegadas do animal. Elildo Júnior também conversou com o vigilante que fez as imagens (veja abaixo) e instalou duas armadilhas fotográficas. Outras serão instaladas na tarde deste sábado (27).

Pegada da onça foi encontrada no Jardim Botânico — Foto: Jardim Botânico/Divulgação

De acordo com assessoria da instituição, o objetivo é obter o maior número de dados possível, conhecer o trajeto e os hábitos do animal na área, para fundamentar as decisões que serão tomadas a respeito da presença da onça-pintada, uma espécie rara e ameaçada de extinção.

Novos encontros

Em nota divulgada, a UFJF informou que está prevista para a próxima segunda-feira (29) uma reunião com representantes das associações de moradores de bairros do entorno do Jardim Botânico, como o Bairro Santa Terezinha.

Já na próxima terça-feira (30), integrantes da universidade voltam a se reunir com as equipes técnicas de meio ambiente e segurança para avaliar opções sobre o que será feito em relação à presença do animal, com base nos levantamentos realizados em campo.

Fechamento

De acordo com o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, o fechamento do Jardim Botânico tem como objetivo garantir a segurança dos usuários.

"A interrupção da visitação visa atender duas situações: dar segurança aos usuários e também garantir a segurança desses animais. Nós precisamos lidar com isso", destacou.

Ainda não há previsão de quando o Jardim Botânico será reaberto. O local foi inaugurado no dia 12 de abril.

Onça-pintada é flagrada no Jardim Botânico da UFJF
G1 Zona da Mata


Onça-pintada é flagrada no Jardim Botânico da UFJF

Entenda o caso

Depois de três mudanças na data de abertura - no primeiro semestre de 2014 e, depois, no início de março de 2018 e, ainda em 22 de março - o Jardim Botânico foi inaugurado em abril deste ano.

O objetivo do local é incentivar pesquisas e visitação com foco em educação ambiental.


Jardim Botânico

Um dos últimos grandes fragmentos de Mata Atlântica em área urbana do Brasil, o Jardim Botânico tem mais de 80 hectares de extensão e está localizado na área da Mata do Krambeck.
No Jardim, estão presentes mais de 500 espécies vegetais, incluindo exemplares nativos, populações raras ou em perigo de extinção.
Além de uma área de cerca de 10 hectares de extensão, onde estão incluídos bromeliário, orquidário, lago, trilhas, galerias de arte e um laboratório de casa sustentável.

Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — Foto: Roberta Oliveira/G1

FONTE:G1/TV INTEGRAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário