segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Assessor de deputado do PSL atira em foto do ex-presidente Lula: 'Janot, é assim que se faz'

O assessor parlamentar Alberto Vieira Júnior, que trabalha no gabinete do deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), divulgou na noite deste domingo (29) um vídeo em rede social disparando 10 tiros com uma pistola em uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como alvo.


Na gravação, Alberto Vieira dirige-se o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. "Janot, a gente faz é assim, pra não tirar a vida de ninguém. Bota uma foto e descarrega. Babau. Sai toda a raiva", disse o assessor parlamentar.

Na sexta-feira (27), Janot havia afirmado em entrevista que em certa ocasião entrou armado no Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e se suicidar em seguida.

Em entrevista ao G1, o procurador do Ministério Público Estadual do Ceará (MPCE) Ricardo Rocha avalia que o caso "pode se enquadrar" como incitação ao crime devido à grande visibilidade que o vídeo teve.

"Já que ele postou em uma rede social, com milhares de seguidores, milhões de pessoas veem, pode se enquadrar como incitação ao crime."

O procurador acrescenta, no entanto, que a afirmação ocorre "no campo das hipóteses" e precisaria conhecer o caso mais detalhadamente para configurar ou não o caso como crime.

'Não quero que o Lula morra'

Ao G1, Alberto Vieira diz que não quer "que o Lula morra", não vai "fazer nada com ele e a foto utilizada como alvo "poderia ser de qualquer pessoa".

"Podia ser um cachorro [na foto], podia ser um cavalo, um jumento. Podia ser o Che Guevara, porque eu tenho nojo dele, é uma foto. Eu digo às pessoas que, quando tiver com raiva, você bote a foto; se tiver uma arma, detone, mas não saia matando, não saia com uma arma no meio da rua dizendo que vai matar o povo."

Ainda conforme Alberto, a "intenção" do vídeo foi mostrar que a atitude de entrar armado no Supremo e matar Gilmar Mendes, caso tivesse ocorrido, seria errada.

"Foi a maneira que eu encontrei de evitar que outras pessoas venham fazer o que o Janot fez, só que eu escolhi o Lula. Por direito meu, não gosto do Lula, mas não quero que o Lula morra nem vou fazer nada com ele."

Código Penal diz não prevê punição, diz criminalista


'Sai toda raiva', diz assessor parlamentar após atirar em foto de Lula — Foto: Reprodução

O advogado criminalista e professor da Universidade de Fortaleza Armando Costa Júnior afirma que não há punição do Código Penal para o caso.

"Não acho que seja incitação à prática de crime. Infelizmente o caso terá de ser resolvido em outra seara que não a penal. É muito contraproducente uma pessoa divulgar esse tipo de vídeo. Embora não seja crime, é chocante e irregular. O deputado ao qual ele está vinculado pode tomar as providências cabíveis e exonerá-lo", ressalta Costa Júnior.

Deputado curtiu o vídeo


Inspetor e assessor de deputado estadual cearense dispara tiros em foto do ex-presidente Lula — Foto: Reprodução

O deputado André Fernandes, de quem o inspetor é assessor, afirmou ao G1 que não iria opinar sobre a atitude de Alberto Vieira.

"Nesse caso eu prefiro nem opinar. O inspetor Adalberto é um senhor de 58 anos de idade, ele tem idade suficiente pra responder pelos atos dele. Isso não me traz nenhuma gravidade, nem como deputado, nem como pessoa. Qualquer coisa negativa quem tem que se preocupar é o próprio assessor", afirmou.

A postagem em vídeo no Instagram foi curtida pelo deputado estadual do Ceará André Fernandes.

FONTE:G1/CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário