O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
ESTATÍSTICAS NO BRASIL
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino).
No Ipu, o mês de setembro amarelou com as inúmeras ações realizadas pelas equipes que fazem o Programa Saúde da Família – PSF bem como, o Centro de atenção Psicossocial – CAPS. Orientações sobre depressão, vida saudável, e prevenção ao suicídio foram debatidos entre os pacientes dos mais diferentes grupos que freqüentam as Unidades Básicas de Saúde e o CAPS. As escolas foram visitadas e o trabalho intersetorial foi intenso.
No dia 17 de setembro ocorreu o 1º Fórum de Saúde Mental de Ipu com os seguintes eixos temáticos debatidos:
1. Automutilação e Suicídio;
2. Prevenção e Vulnerabilidade;
3. Educação: Buliyung e Inteligência;
4. Abordagem e Manejo Clínico Inicial do paciente psicótico na emergência hospitalar;
5. Assistência Social/cursos de geração de renda;
6. Atividade física como estratégia terapêutica em Saúde Mental.
Dia 20/09/19 as 8h ocorreu no Colégio Monsenhor Gonçalo Lima situado na Avenida José Carvalho de Aragão uma Gincana envolvendo as 03 equipes de Saúde da Família da parte Alta da Cidade: PSF’s: Mina, Alto dos 14 e Alto da Boa Vista, essa ação foi alusiva a Campanha do Setembro Amarelo. O certo é que praticamente TODAS as equipes realizaram ações voltadas a essa temática e promoveram a conscientização de inúmeros usuários dos serviços de saúde publico do nosso município. O SETEMBRO AMARELOU e a população foi à grande beneficiada com todas essas ações. No próximo mês, o mês ficará Róseo. O Secretário de Saúde (Glaidson Martins) e as Coordenadoras da Atenção Básica e do Caps agradecem o empenho de todos os envolvidos.
INFORMAÇÕES:ASARIAS ARAÚJO





Nenhum comentário:
Postar um comentário