quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Ceará é o 2º estado do Nordeste em número de mortes violentas

Embora com discreta redução, o número de mortes violentas no Estado permanece em alerta pela alta incidência. Somente no ano passado, 6.737 pessoas morreram decorrente de causas violentas no Ceará, segundo apontam as Estatísticas do Registro Civil 2018, divulgadas nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado significa uma redução de 1,75% no número de registros se comparado ao ano anterior.

O levantamento considera como morte violenta as causas externas ao óbito, como acidentes de trânsito, afogamentos, suicídios, homicídios, quedas acidentais ou, ainda, causas ignoradas. O total de mortes de 2018 corresponde, ainda, a 12% de todos os óbitos registrados no Estado no ano passado.

Entre os anos de 2017 e 2018, o Ceará - que ocupava a 3ª posição da região Nordeste no número de mortes violentas - subiu para o 2º, atrás apenas da Bahia no levantamento atual, com o registro de 9.996 mortes.

Ainda conforme a pesquisa, as chances de um homem morrer por causas violentas no Ceará é bem maior que de uma mulher. Os dados mostram que, no ano passado, eles morreram seis vezes mais do que elas, totalizando 5.802 óbitos masculinos, contra 935 femininos.

Por localidade, a maior concentração seu deu entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, 3.263, o equivalente a 48,4% de todas as mortes violentas no período.

FONTE:G1/CE

PATROCINADORES DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário