sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Ceará segue com uma suspeita de contágio por coronavírus, diz Ministério da Saúde

O Ceará segue com uma suspeita de paciente hospitalizado com a suspeita do novo coronavírus. Em todo o Brasil, são nove casos suspeitos, mas sem nenhuma confirmação da doença, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde.



Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará, o paciente com a suspeita da doença no estado esteve na China por 90 dias a trabalho e retornou ao Brasil há 13 dias. Ele está hospitalizado em isolamento respiratório para evitar a transmissão. Ainda conforme a secretaria, o quadro clínico dele é estável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Sobral acrescenta que o paciente internado retornou ao Brasil "apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita" divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o vírus.

Maior contaminação, menor letalidade





Ciclo do novo coronavírus - transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1

Apesar das medidas de prevenção e isolamento decretadas pelo governo chinês, os casos confirmados de coronavírus no país já superam os da epidemia da Sars, ocorrida há quase 20 anos.

Nesta quarta-feira, as autoridades de saúde anunciaram mais 26 mortes, o que eleva o balanço do coronavírus a 132 vítimas fatais, e 5.974 casos confirmados na China continental (sem contar Hong Kong, Macau e Taiwan).

A cifra já supera o número de infecções da epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) de 2002 e 2003, outro coronavírus que contaminou 5.327 pessoas no país. A Sars deixou 774 mortos no mundo, 349 deles na China continental.

FONTE:G1/CE

PATROCINADORES DO BLOG DTNOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário