quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Raras lesmas rosas, que existem apenas na Austrália, sobrevivem a incêndios no país

A lesma rosa fluorescente, espécie (Triboniophorus aff. graeffei) encontrada apenas em uma montanha na Austrália, sobreviveu aos incêndios devastadores que atingiram grande parte de seu hábitat no país da Oceania.

A criatura rara vive apenas nas encostas de um vulcão extinto isolado em Nova Gales do Sul, o Monte Kaputar, do qual ela leva o seu nome .

Após chuvas recentes, guardas florestais do Serviço Nacional de Vida Selvagem e Parques de Nova Gales do Sul encontraram cerca de 60 lesmas do Monte Kaputar vivas, de acordo com postagem recente na página do Facebook da organização.

A sobrevivência da lesma do Monte Kaputar ocorre depois que os ecologistas da Universidade de Sydney estimaram que cerca de meio bilhão de animais apenas em Nova Gales do Sul foram afetados pelos incêndios.


Lesma rosa foi salva após incêndios na Austrália Foto: Reprodução/Twitter

Serviço Nacional de Vida Selvagem e Parques de Nova Gales do Sul temia que a espécie fosse extinta por causa dos incêndios.

"Elas podem não ser tão fofas quanto coalas ou cangurus, mas essa espécie também desempenha um papel importante em seu ecossistema", afirmou a entidade.

A lesma do Monte Kaputar, medindo até 20 centímetros (um tamanho extraordinário para lesmas e moluscos), não foi estudada até 2013, quando foi identificada como uma nova espécie. Os pesquisadores pensavam anteriormente que era uma variação da lesma do triângulo vermelho, também encontrada em Nova Gales do Sul.

FONTE:G1/CE

PARCERIAS DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário