sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Mais de mil pessoas entre 5 e 19 anos, já foram vacinadas contra o sarampo em Ipu

O balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Ipu (Sesa), por meio da Coordenadora de Vigilância em Saúde e Imunização, Lidiana Martins, aponta até o momento 1 030 pessoas entre 5 e 19 anos, em todo o município de Ipu, tomaram as doses aplicadas da vacina do sarampo.

A faixa etária preconizada acima precisa ter ao menos duas doses da vacina Tríplice Viral (Triviral ou SCR), que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola.

"Estamos fazendo busca ativa de vacinados e não vacinados. Muitas pessoas já têm às duas doses tomadas na infância e não precisam fazer nenhum reforço. As que não têm cartão para comprovar a vacinação anterior, são encaminhadas para a mesma. E nessa faixa etária, devem procurar a Unidade de Saúde 30 (trinta) dias após a aplicação da primeira dose." disse Lidiana Martin.

A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, destinada para pessoas não vacinados ou com esquema incompleto na faixa etária entre 5 e 19 anos, iniciou no dia 10 de fevereiro e encerra no próximo dia 13 de março de 2020. Apesar de não ter meta para esta estratégia, seguem algumas recomendações:

Estabelecer/fortalecer parcerias intersetoriais (educação, comunicação, sociedades científicas, dentre outras);
Divulgar amplamente a importância da vacinação;
Realizar busca ativa de não vacinados;
Planejar atividades de vacinação em locais públicos e estratégicos;
Registrar as doses aplicadas das vacinas nos sistemas de informação oficiais;
Solicitar apoio dos gestores.
Precisamos intensificar a vacinação e assegurar que toda a população cearense esteja protegida!

Ressaltamos que a vacinação contra o Sarampo para as crianças de 6 meses até 11 meses e 29 dias permanece até envio de comunicado oficial do MS (90 dias após a confirmação do último caso da doença)

FONTE:IPUNOTÍCIAS

PARCERIAS DO BLOG DTNOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário