A Região Metropolitana de Fortaleza teve praticamente o dobro de crimes violentos letais intencionais. Foram 105 vítimas neste ano, em relação às 53 de janeiro do ano passado. A capital passou de 51 mortos para 69 neste mês.
Já o Interior Sul teve três vítimas de mortes violentas a mais em 2020, passando de 48 para 51. A única região onde se percebeu uma diminuição foi no Interior Norte, onde houve 40 vítimas em janeiro de 2019 contra 36 em 2020.
O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), André Costa, pontuou que ações estão sendo executadas principalmente na Região Metropolitana para combater a criminalidade, além de apontar a situação atípica de janeiro de 2019, período em que ocorreram diversos ataques criminosos ao patrimônio em Fortaleza e outros municípios cearenses.
"Lembrando que janeiro do ano passado foi bastante atípico. Foi um momento em que todo o efetivo da Polícia Militar foi destacado, período em que a gente gastou praticamente o dobro do que é gasto com horas extras, então a gente colocou um grande efetivo nas ruas", expõe.
Roubos e furtos
Além disso, também se percebeu aumento no número de casos de roubos a pessoas, a roubo a patrimônios e furtos.
Em relação ao roubo a pessoas, foram 4.336 em janeiro de 2020 contra 3.209 no começo do ano passado, representando uma elevação de 35,1% em todo o Ceará. Mais uma vez, a única região que teve uma diminuição foi o Interior Norte, com 222 crimes do tipo neste ano, contra 292 no ano anterior.
Sobre roubos de cargas, a residências, a veículos e roubos a bancos, o aumento foi de 22%, visto principalmente em Fortaleza e na Região Metropolitana. No total, foram 604 ocorrências em 2020, enquanto 2019 registrou 495. Interior Norte e Interior Sul conseguiram ter os índices diminuídos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário