segunda-feira, 29 de junho de 2020

Alex Zanardi é operado pela segunda vez e segue em coma, com grave quadro neurológico

O italiano Alex Zanardi, que sofreu um grave acidente ciclístico há dez dias, foi submetido a uma segunda cirurgia na cabeça, nesta segunda-feira, e segue em coma induzido. O quadro neurológico do ex-piloto de Fórmula 1 e atleta paralímpico segue grave. O procedimento já estava previsto desde que houvesse uma evolução, necessária para a cirurgia. Isso foi comprovado numa tomografia computadorizada. O hospital informou em nota:

"A condição permaneceu estável do ponto de vista cardiorrespiratório e metabólico, grave do ponto de vista neurológico. A intervenção realizada representa uma etapa que havia sido antecipada pela equipe. Nossos profissionais avaliarão dia a dia a evolução da situação. De acordo com a família, o próximo boletim será publicado em cerca de 24 horas."

Alex Zanardi comemora vitória na Paralimpíada Londres-2012 — Foto: Getty Images

Piloto de Fórmula 1 entre 1991 e 1994, e depois em 1999, Zanardi se sagrou bicampeão da Fórmula Indy em 1997 e 1998, mas perdeu as pernas num gravíssimo acidente em 2001, na Alemanha. Depois, com carros adaptados, passou a disputar corridas de turismo, mas sua consagração definitiva veio no ciclismo paralímpico, com seis medalhas em Jogos Paralímpicos (das quais quatro de ouro, duas na Rio 2016) e 18 em Mundiais da modalidade.

Na última sexta-feira, Zanardi, de 53 anos, foi atropelado por um caminhão quando participava de uma volta ciclística na região da Toscana. O italiano foi atingido depois de entrar acidentalmente numa pista onde havia tráfego de veículos.

Alex Zanardi mostra presente de fãs horas antes de acidente na Itália — Foto: Reprodução Instagram

Cirurgião que operou Zanardi após o acidente, Giuseppe Oliveri informou que a condição do italiano era menos crítica do que a do heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, que sofreu um acidente de esqui no fim de 2013 e, desde então, tem seu estado de saúde escondido pela família.

Mensagens do Papa Francisco e do filho


Papa Francisco escreve carta a Alex Zanardi — Foto: Reprodução/La Gazzetta dello Sport

Uma das manifestações mais marcantes foi a carta escrita pelo Papa Francisco a Zanardi. O pontífice leu as notícias sobre Zanardi no jornal "La Gazzetta dello Sport" e, por intermédio do capelão Marco Pozza, decidiu escrever a seguinte mensagem:

"Sua história é um exemplo de como poder recomeçar após uma parada repentina. Através do esporte, você ensinou a viver a vida de protagonistas, tornando a deficiência uma lição na humanidade."

Já o filho Niccolò postou nas redes sociais uma comovente foto na qual aparece a sua mão segurando a do pai:

"Eu não vou largar esta mão. Vamos lá pai, ainda hoje um pequeno passo adiante ❤❤"


FONTE:G1/MOTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário