segunda-feira, 6 de julho de 2020

Cristiana Oliveira: "Sou vintage, não sou blogueira"

Cristiana Oliveira tem aparecido com frequência nos trending topics do Twitter. É que a atriz de 56 anos está em O Clone, novela estrela por Giovanna Antonelli e Murilo Benício, disponível no Globoplay e reapresentada no canal Viva, como a vilã Alicinha, e virou favorita do público - sobretudo de quem não acompanhou a trama quando ela foi exibida em 2001. "É uma audiência absurda! Não tinha internet naquele tempo e estou recebendo agoira", brinca ela, que estourou com a Juma Marruá de Pantanal, em 1990.

O sucesso de Alicinha vem rendendo situações engraçadas. “As pessoas acham eu continuo sendo a Alicinha. Às vezes recebo mensagens me xingando como se eu fosse ela, ‘sua safada’, ‘sem vergonha’, ‘para de roubar meu nome’”, conta Cristiana, que com a representação ganhou uma legião de novos fãs. “Aumentou meu número de seguidores no Instagram. Sou atriz há 31 anos, mas os meus grandes sucessos foram até 2010, quando as redes sociais não eram o que são hoje. A geração dos 30 anos não viu muita coisa minha e acha que eu sou a Alicinha. É bacana, vejo que fiz uma boa vilã”, diz.

Cristiana conta que às vezes checa o Instagram e descobre que tem quatro mil novos mil seguidores. “Não acompanho porque às vezes fico uma semana sem postar. Sou vintage, não sou blogueira, não sou YouTuber. Sou da era que não tinha rede social, então ali (no Instagram) sou eu, bem natura. Não forço a barra”, pondera. Mas, com os novos tempos, a atriz tem olhado para as plataformas com outros olhos. “Acho importante ainda mais nesse momento em que as pessoas desenvolvem seus trabalhos digitalmente, ainda mais eu que faço cursos e palestras”, diz a atriz.



Cristiana Oliveira (Foto: Edu Rodrigues/ Divulgação)

Com dois projetos no cinema programados para quando a produção voltar à normalidade, Cristiana tem se dedicado à veia de empresária e na quarentena estudou novas formas de negócio pela internet e comunicação com clientes. E que há muitos anos ela se dedica ao mundo das palestras. Uma das pautas é a autoestima – Cristiana já pesou 100 quilos e sofreu com as cobranças. “Até hoje falo sobre autoestima”, diz a atriz, que também dá aulas sobre falar em público com a experiência de quem tem 35 anos de treinos de voz e consciência corporal.

“Sempre trabalhei voz e corpo e automaticamente a minha facilidade de falar em público foi sendo desenvolvida. Tenho uma bagagem em comunicação e sou jornalista. É toddo um trabalho individual que faço, converso com a pessoa para ver o que fragiliza ela no momento de falar em público”, explica. “Gosto do cara a cara, mas no momento tem sido por Zoom. Vendo a pessoa faço um mapeamento corporal, estudo as expressões. Sem engessar ninguém, ajudo com técnicas para não ficar nervoso, usar o corpo e ter consciência de seu equilíbrio”, diz.


Cristiana Oliveira com o marido, Sergio Bianco; as filhas Rafaela e Antonia. o neto, Miguel; e o namorado de Antonia, Daniel Costa (Foto: Reprodução Instagram)


Morando em São Paulo há dois anos, Cristiana passou a quarentena da pandemia de coronavírus no Rio, com as filhas, Rafaella, de 32 anos, e Antônia, de 21, além do neto Miguel, de 7. O marido Sergio Bianco, ficou em São Paulo, onde teve Covid-19. Assintomático, ele já tem anticorpos, e a atriz voltou para junto do empresário – os dois passaram a dividir o mesmo teto há pouco mais de uma semana.

“Estou me guardando, não saio de casa para nada. Tudo que faço é online”, explica Cristiana, que planeja, daqui para a frente, passar 10 dias no Rio com as filhas e 20 em São Paulo com Sergio. Eles foram apresentados por amigos em comum, e a atriz, que sempre teve veia empreendedora, acabou parceira de negócios do empresário. “Viramos grandes amigos e acabamos nos apaixonando. Mas nem eu nem ele tínhamos essa pretensão de ficar juntos. Ele nunca tinha se casado, e eu estava sozinha há muitos anos. Achava que casamento era uma coisa que nunca iria acontecer de novo”, confessa.

Embarcar em uma nova relação, Cristiana conta, não foi difícil. “A gente não em mais idade para ficar se preocupando com certas coisas. Somos pessoas maduras e maleáveis. Não somos perfeitos, mas a gente compreende muito um ao outro e resolveu juntar os trapinhos”, explica a atriz, que, apesar de não planejar o futuro, afirma não se imaginar com outra pessoa na velhice.



Cristiana Oliveira e Sergio Bianco (Foto: Reprodução Instagram)

O processo de envelhecer é algo que ela fala com tranquilidade conquistada com muito autoconhecimento. “Com 50 anos me incomodava quando me chamavam de velha ou diziam ‘tá gorda’. Qualquer opinião negativa me incomodava, batia em mim”, assume a atriz, que diz ter mudado seu olhar para o mundo.

“Aí você só aceita o que quer aceitar. Pode me chamar de velha, de gorda. Qual o problema? O importante para mim é o que eu faço para minha vida e minha saúde. Se me olho no espelho e não estou gostando de alguma coisa, eu vou batalhar para mudar. Envelhecer tem essa sabedoria, essa vantagem que você enxerga as coisas de uma maneira melhor na sua vida, com mais serenidade”, ensina, lembrando que faz parte “crescer na dor e na falta”.

Cristiana conta que hoje escolhe viver o presente. “Viver do passado gera frustração e viver do futuro gera ansiedade”, pondera. Priorizando a saúde, ela continua se alimentando bem e fazendo exercícios, dentro do possível. “Acho que estou muito bem para minha idade porque daqui a três anos vou fazer 60. Envelhecer limita a gente em uma série de coisas, sobretudo o físico. Tenho cinco hérnias de disco, problema no quadril, não tenho a mesma flexibilidade, se malho muito fico toda dolorida, engordei 15 quilos na menopausa... Mas não quero voltar no tempo”, afirma.

FONTE:QUEM ACONTECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário