Um incêndio danificou três apartamentos em um prédio na Rua Barão de Aracati, no Bairro Meireles, em Fortaleza, por volta das 4h30 desta terça-feira (7). Segundo os Bombeiros, o incidente começou após um curto-circuito em um ventilador, que pegou fogo. Ninguém ficou ferido e nenhum dos imóveis apresenta riscos estruturais. O edifício reúne 22 apartamentos, sendo um por andar, mas após aviso dos funcionários, foi rapidamente evacuado pelos moradores.
De acordo com o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros, major Landin, apenas o apartamento do segundo andar, onde iniciou o incêndio, foi avariado pelo fogo. Na ocasião, quatro pessoas estavam no imóvel. Os outros dois - no primeiro e terceiro andar - foram atingidos mais por fumaça e fuligem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/j/N/KBuMdUQkqdnHgWgtqFUQ/whatsapp-image-2020-07-07-at-07.14.01.jpeg)
Incêndio atingiu três apartamentos no Bairro Meireles, em Fortaleza — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
O proprietário do imóvel relatou aos Bombeiros que atenderam a ocorrência que inicialmente o ventilador pegou fogo e, como estava próximo à cama, chamas se alastraram por toda a suíte principal, o cômodo mais atingido. O closet e outros dois quartos também sofreram danos. Documentos, móveis projetados, tablets, impressora, computadores e aparelhos de ar-condicionado estão entre os objetos consumidos pelo fogo.
"O proprietário falou que o ventilador estava ao lado da cama e começou a pegar fogo. Depois foi pra cama, pros lençóis. Ele chegou a sair pra pegar o extintor, mas não conseguiu. Não funcionou ou ele não soube operar", detalha. "Ainda entrou um pouco de fumaça pra sala, mas pela técnica conseguimos confinar as chamas. A suíte principal queimou praticamente tudo, foi onde começou o fogo".
As chamas do incêndio considerado de pequena a média proporção, segundo ele, foram debeladas rapidamente com o envio de quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, incluindo um caminhão-tanque. O início do trabalho até o rescaldo durou cerca de três horas.
Alerta em casa
O incêndio registrado hoje em Fortaleza acende o alerta para a importância do uso correto de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, ressalta o coordenador de operações do Corpo de Bombeiros. Especialmente durante a quarentena, quando mais pessoas estão em casa e utilizando estes equipamentos com mais frequência e por um período de tempo maior.
Colocar o celular em cima da cama, por exemplo, vem se tornando a causa comum de vários incidentes registrados pelo Corpo de Bombeiros. "Deixar celular carregando em cima da cama, é um [tipo de] incêndio que está muito comum. Na nossa semana de prevenção, na semana passada, reforçamos para que as pessoas não usem aquele famoso T para não ter sobrecarga dos materiais. [Evitar] o uso de ventilador em cima de cômoda, próximo à cama porque o ventilador trepida, cai, paralisa, mas fica ligado. Então, causa uma sobrecarga e aquilo pode virar um incêndio", alerta. "E o ideal é sempre evitar fiação elétrica exposta", complementa o major.
FONTE:G1/CE

Nenhum comentário:
Postar um comentário