As chuvas fortes da madrugada desta quarta-feira, 17, assustaram muitos cearenses. Relatos de trovões, acompanhados também do registros de raios, foram constantes nas redes sociais.
Segundo a Enel Distribuição Ceará, de ontem para hoje já foram contabilizados 656 raios, com maior número de registros em Santa Quitéria (193), Hidrolândia (167) e Russas (44). Esses registros vieram acompanhadas de chuvas em pelo menos 72 municípios do Estado, entre as 7 horas de terça até o mesmo horário desta quarta.
De acordo com os dados parciais registrados até a manhã de hoje, 17, foram contabilizados 42.417 raios em todo o Estado desde o início do ano, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas.
Até então, os municípios mais atingidos são Granja (3.066), Santa Quitéria (1.676), Crateús (1.547), Sobral (1.257) e Morada Nova (1.139). Neste mês de março, foram registradas mais de 13 mil descargas, com destaque para o primeiro dia do mês que segue com a maior incidência de descargas atmosféricas no Ceará, totalizando 2.429.
Em 2019, mais de 60% dos raios também haviam sido registrados nesses municípios, sendo o maior número em Santa Quitéria. Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, como explica a Enel.
Fonte:O POVO Online


Nenhum comentário:
Postar um comentário