quinta-feira, 29 de julho de 2021

Marta x Sinclair: as duas podem bater recorde no Japão. Mas só uma avançará para a semifinal

 Uma Rainha com hábito de derrubar recordes. Maior artilheira da história das Copas do Mundo (entre homens e mulheres), Marta pode se tornar também a maior artilheira da história do futebol em Olimpíadas. Ela está a um gol de igualar o recorde atual, de 14 gols, que é da contemporânea e conterrânea Cristiane (que não está nos Jogos de Tóquio).Pela frente, as quartas de final diante do Canadá. E também a canadense Christine Sinclair, que tem na bagagem 12 gols em Jogos, um a menos que Marta. Só uma dela seguirá na disputa por uma medalha nos Jogos Olímpicos do Japão. Tendo mais oportunidades de se tornar recordista.

Marta, como de costume, deixa as marcas pessoais em segundo plano no seu discurso. Mas sabe que cada gol em sua contagem, também faz parte da história.

- Questões individuais, esses recordes, sempre aconteceram na minha vida. Nunca foram forçados. Aconteceram naturalmente. Se tiver que fazer mais um ou dois, vou estar sempre fazendo gols - disse Marta.

Brasil x Canadá terá transmissão ao vivo da TV Globo, SporTV, GloboPlay e ge (com tempo real), às 5h (horário de Brasília)

As duas jogadoras já se enfrentaram algumas vezes. E a brasileira leva vantagem em números gerais no histórico do confronto. Sinclair, aos 38 anos, tem duas medalhas de bronze com o Canadá nas duas últimas Olimpíadas. Já Marta, foi vice-campeã olímpica com o Brasil em 2004 e 2008.

Marta jogou mais Olimpíadas

Com um gol a mais marcado, Marta disputou mais Olimpíadas que a oponente. Essa é a sua quinta. Em Atenas 2004 e Pequim 2008 foram três gols marcados em cada uma das campanhas das medalhas de prata. Em Londres 2012 e Rio 2016, marcou duas vezes. No Japão, já são três gols nos três primeiros jogos. Enquanto Sinclair, marcou 12 gols somando três Jogos Olímpicos.

Em seu país, Sinclair foi tão importante para o futebol feminino quanto Marta para o Brasil. São 187 gols pela sua seleção, sendo a maior goleadora de futebol por seleções, de todos os países , entre homens e mulheres. Enquanto Marta, também maior artilheira da história da seleção brasileira, tem 112 pela seleção brasileira.

Marta no aquecimento da seleção brasileira feminina de futebol nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Marta no aquecimento da seleção brasileira feminina de futebol nas Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Molly Darlington

Zaga brasileira promete ''não dar moleza'''

A defesa brasileira também está em alerta. Não só para ''manter o recorde'' no Brasil. Mas por conhecerem bem e longa data o talento de Christine Sinclair. Erika, que já jogou contra e foi companheira de equipe da canadense, rasgou elogios ao futebol dela.

Christine Sinclair comemora, Canadá x China Mundial feminino — Foto: Agência Reuters

Christine Sinclair comemora, Canadá x China Mundial feminino — Foto: Agência Reuters

Com bom humor, a zagueira Érika disse que já brincou com a adversária sobre o encontro e disse que, se depender da defesa do Brasil, o recorde seguirá com as brasileiras. Mas, por outro lado, fez questão de ressaltar as dificuldades que a equipe encontrará ao enfrentar a estrela canadense.

- A Cris pode me pagar um jantar se ela quiser. A Marta também. Para segurar a Sinclair se eu for jogar risos). Brincadeiras à parte, já jogamos muito contra ela. Também já joguei com ela. A gente sabe a qualidade que ela tem. Estamos ali na defesa para isso. Que a gente possa tirar o futebol dela por um tempo, que é tão bonito Temos que estar bem focadas. E aquilo. Vamos fazer de tudo para segurar você, Sinc - disse a jogadora do Brasil.


FONTE:GE/OLÍMPIADAS 2021



PARCERIA DO BLOG DTNOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário