segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Sem orientação do Ministério da Saúde, capitais aplicam 5ª dose da vacina contra a Covid

 Com o aumento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, algumas capitais brasileiras começaram a aplicar a 5º dose da vacina contra a doença em determinados públicos. A ação acontece sem a orientação do Ministério da Saúde, já que o órgão federal não emite novos direcionamentos sobre doses de reforço há cinco meses.

Dentre as capitais, ao menos cinco prefeituras, conforme informações do G1, anunciaram, nos últimos dias, a liberação da 5º dose para idosos. Em alguns casos, a liberação já ocorreu inclusive até para o público geral com mais de 18 anos. 

Em Natal (RN) e Recife (PE) a 5º dose está sendo aplicada em idosos com mais de 80 anos. No Rio de Janeiro (RJ) e em Belém (PA) em idosos acima de 60 anos. Já em São Luís (MA), a 5ª dose da vacina contra a Covid está liberada para o público geral acima dos 18 anos. 

Última orientação 

Conforme a orientação do Governo Federal, emitida em junho de 2022, a 4ª dose deveria ser aplicada apenas em pessoas com 40 anos ou mais e profissionais de saúde, com um intervalo de ao menos quatro meses da terceira dose.

Mas, a maioria das capitais, na ausência de atualização dessa normativa, optaram por ampliar o público. 

De acordo com o G1, 15 prefeituras liberaram a 4ª dose para a população acima de 18 anos e outras 6 capitais seguem a última recomendação do Governo Federal. 

Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) são exemplos de capitais que estavam seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, mas recentemente optaram por ampliar o reforço, e aplicam a 4ª dose em pessoas acima de 35 anos e 25 anos, respectivamente. 

Quinta dose liberada

A última orientação do Governo Federal, indica que a 5ª dose está liberada apenas para imunossuprimidos com mais de 40 anos. Nesse público, considerado mais vulnerável para casos graves de Covid, adolescentes e adultos até 39 anos podem receber até quatro doses do imunizante.

Por essas regras, a vacinação nas 27 capitais brasileiras está diferente do que diz o Ministério da Saúde. Em 12 prefeituras, todas as pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos já podem tomar a quinta dose. O reforço a mais também é dado em algumas cidades para gestantes e puérperas.

Diante da falta de orientação atualizada, autoridades têm cobrado um posicionamento do Ministério da Saúde.

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, afirma que o Ministério da Saúde "não poderá seguir enfrentando a Covid-19 com base em Nota Técnica que só repete 'máscara, vacina e que as decisões devem ser tomadas pelos gestores locais com base na realidade de cada território'.

Na mensagem no Twitter ele ressalta “precisamos de liderança e coordenação nacional nas decisões tripartite".

 

 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário