Fevereiro, primeiro mês da estação chuvosa de 2023 em Ipu, Ceará, acumula volume de precipitações abaixo da média. Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o índice pluviométrico dos últimos 28 dias ficou em 136 milímetros (mm), cerca de 20% abaixo da média histórica para o mês, que é de 169.3 mm.
O volume deste ano, no entanto, é maior do que o ano passado, o acumulado foi de 30 mm, 82,3% abaixo da média e foi considerado o mais seco da última década. Na série histórica dos últimos dez anos, o fevereiro mais chuvoso foi registrado em 2018 com o registro de 267.6 mm.
A quadra chuvosa no Ceará, abrange o período de fevereiro a maio. Para o próximo trimestre, o prognóstico é de 40% de chance de chuvas acima da média. Porém, as precipitações devem ser mais irregulares no tempo e no espaço, o que pode dificultar o abastecimento hídrico.
O atual cenário se dá pelo afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuva nesta época do ano.
Registros de fevereiro
- São João – 144,7 mm
- Ipu – 136 mm
- Flores – 115 mm
Fonte: Ipu Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário