segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Valdivia pega dois jogos de gancho no STJD; Palmeiras vai recorrer



O meia Valdivia escapou de uma punição pesada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Em julgamento realizado na tarde desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o chileno foi punido pelo cartão vermelho diante do Flamengo, no último dia 17, com dois jogos de suspensão. Ele corria o risco de pegar até 12 partidas de gancho.

Como o Mago já cumpriu um jogo, o atleta terá de ficar fora da próxima rodada do Campeonato Brasileiro - o Palmeiras encara a Chapecoense, quinta-feira, no Pacaembu. 


O departamento jurídico do Verdão vai entrar com um recurso no STJD pedindo a diminuição da pena do Mago para uma partida. Além disso, o clube tenta um efeito suspensivo para dar condições de jogo ao atleta até que o recurso seja julgado. Falaram em pena entre quatro e 12 jogos de suspensão. Também se falou em agressão, e terminei com dois jogos e arquivado em ato hostil. Depois de tudo o que se falou, claro que é uma alegria pegar só essa quantidade de jogos. Em um momento torcemos para que fosse um, que foi cogitado (por um dos auditores). Mas sei muito bem do rigor desse tribunal. Foram as mesmas pessoas que analisaram o caso do Petros. O saldo, então, não foi tão negativo assim, como se falou depois do jogo contra o Flamengo - disse Valdivia, referindo-se ao primeiro julgamento do volante corintiano, que pegou 120 dias por agredir um árbitro durante um jogo contra o Santos (semanas depois, em outro julgamento, a pena foi reduzida para três partidas).
Depois de tudo o que se falou, claro que é uma alegria pegar só essa quantidade de jogos

Valdivia

Questionado sobre a sua versão do que ocorreu no lance da expulsão, o Mago voltou a mostrar arrependimento, mas não soube dar uma explicação específica.

Valdivia Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
- Não vou poder responder isso, porque até hoje não sei o que passou pela minha cabeça. Tanto que logo em seguida tive uma reação de arrependimento. E claro que jamais vou machucar alguém, porque não desejo isso a ninguém. Foi uma reação que não sei explicar, mas agora também ficar falando daquele lance não adianta muito, porque a punição já foi dada e vou ter de cumprir dois jogos. E além desses dois jogos, o que mais tive de aceitar foram as críticas pela minha atitude - afirmou o chileno.

Valdivia concede depoimento no plenário do STJD, no Rio de Janeiro (Foto: Gustavo Rotstein)

No jogo contra o Flamengo, válido pela 22ª rodada do torneio nacional, Valdivia entrou no segundo tempo e mudou o jogo. Deu novo ritmo ao ataque palmeirense, conseguiu assistência para o gol de Victor Luis, que empatou o placar em 2 a 2, mas acabou recebendo cartão vermelho do árbitro Anderson Daronco após pisar em Amaral depois de uma disputa de bola.


Denunciado pelo STJD por agressão no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o atleta corria o risco de pegar uma punição de até 12 jogos. Mas o departamento jurídico do Verdão conseguiu descaracterizar o lance para "ato hostil", o que diminuiu a pena.

Nada há de agressão ali. Há uma provocação, sim. O Amaral deu um cutucão, e o Valdivia retribuiu com um cutucão na nádega. O que ele fez ali não matava uma formiga

André Sica, advogado do Palmeiras

- Nada há de agressão ali. Há uma provocação, sim. O Amaral deu um cutucão, e o Valdivia retribuiu com um cutucão na nádega. O que ele fez ali não matava uma formiga. Ele simplesmente encosta no atleta adversário. Para constituir uma agressão é querer ver o adversário contundido - afirmou André Sica, advogado do Verdão, durante o julgamento.


No total, cinco auditores votaram no julgamento de Valdivia. Três deles (Douglas Blaichman, Felipe Bevilacqua e Paulo Valed Perry) pediram uma punição de dois jogos, enquanto outros dois pediram uma suspensão de três (Vinicius de Sá Vieira) e de uma (Washington Rodrigues de Oliveira) partida.


No clube existia um temor grande por uma punição mais rígida ao meia. E toda essa apreensão se justifica nos números da equipe no Brasileirão. Com o chileno em campo, o Palmeiras conquistou 41,66% dos pontos disputados. Foram três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas. Na ausência do Mago, o aproveitamento da equipe alviverde cai para 29,41%, com quatro vitórias, três empates e dez derrotas em 17 jogos.

Fonte:Globoesporte/STJD

Nenhum comentário:

Postar um comentário