sábado, 25 de junho de 2016

Polônia vence a Suíça nos pênaltis e avança às quartas de final da Eurocopa


Suíça e Polônia entraram em campo neste sábado, pelas oitavas de final da Eurocopa, reconhecidas pelo forte sistema defensivo. A primeira sofreu apenas um gol na fase de grupos, enquanto a segunda não havia sido vazada. Em campo, porém, um jogo muito aberto, com várias chances para ambos os lados. O goleiro Fabianski fez defesas espetaculares e garantiu o empate em 1 a 1, que contou com um golaço de voleio de Shaqiri. Veio a prorrogação e a disputa por pênaltis. Xhaka isolou, os poloneses acertaram todas as cobranças, venceram por 5 a 4 e garantiram vaga nas quartas de final.

PRIMEIRO TEMPO

Os 45 minutos iniciais foram marcados por muito equilíbrio, marcação, erros e chances perdidas. Logo no primeiro lance, a zaga suíça bateu cabeça e Milik perdeu uma chance incrível, sem goleiro. A Polônia não teve Lewandowski, mais uma vez, em seus melhores dias. O atacante do Bayern de Munique parecia fora de sintonia, errando lances bobos e até seu posicionamento em campo. Outro destaque da equipe foi o responsável por abrir o placar. Blaszczykowski recebeu dentro da área e só tocou na saída de Sommer para abrir o placar.

DESTAQUE SEGUNDO TEMPO

O técnico da Suíça, Vladimir Petkovic, entendeu que sua equipe precisava mais do que os contra-ataques. Para superar a Polônia, que ainda não havia sofrido gol na Euro, era preciso abrir a equipe, avançar as linhas e pressionar. Ele fez três substituições, colocou fogo na partida e conseguiu o empate. E o gol suíço foi uma pintura, pois Shaqiri acertou um lindo voleio na entrada da área e protagonizou um dos lances mais bonitos da Eurocopa. A virada só não veio porque Fabianski pegou quase tudo, até pensamento. O goleiro polonês foi perfeito embaixo das traves e nas bolas aéreas. Fez, pelo menos, três grandes defesas.


DESTAQUE PRORROGAÇÃO

Com uma equipe mais solta, leve e com jogadores que entraram ao longo do segundo tempo, a Suíça dominou a prorrogação. A equipe ficou perto do gol, Shaqiri tentou jogadas individuais e coletivas. Em uma delas, lançou para Derdiyok, livre, na área. O atacante finalizou sozinho e Fabianski operou mais um milagre. A Polônia, por sua vez, parecia satisfeita com o empate, se fechou na defesa e esperou o apito final. Como o placar não mudou, a disputa foi para os pênaltis.


DESTAQUE DISPUTA DE PÊNALTIS

Quando o árbitro apitou o final da prorrogação, vários jogadores caíram no gramado. O desgaste era enorme, e as equipes tiveram pouco tempo de recuperação antes dos pênaltis. Porém, entre as dez cobranças nove foram perfeitas. Quem, literalmente, colocou força demais na bola foi Xhaka. Ele isolou a cobrança, foi o único a perder, o que resultou na vitória polonesa por 5 a 4.


Primeira equipe classificada às quartas de final da Eurocopa, a Polônia enfrentará na próxima fase o vencedor do duelo entre Croácia e Portugal, que jogam também neste sábado. A partida da próxima fase está marcada para o dia 30 e será realizada em Marselha, no estádio do Olympique.

DESTAQUE LEWANDOWSKI

Artilheiro do Campeonato Alemão com 30 gols, o atacante do Bayern de Munique é o principal nome do futebol polonês. Porém, em quatro jogos da seleção nacional na Eurocopa, ele não marcou nenhum gol. Pelo menos, Lewa converteu sua cobrança de pênalti e ajudou na classificação. Mas tanto no tempo normal de todas as partidas quanto na prorrogação deste sábado, ele ficou devendo e passou em branco.


FONTE:G1/EUROCOPA 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário